O lançamento ocorreu de forma coletiva com outras 21 publicações da comunidade acadêmica do Ifal, articuladas pelo Conselho Editorial da instituição para esta edição da Bienal. As obras foram selecionadas por meio de edital, reforçando o compromisso intitucional com a formação integral, interdisciplinar e inclusiva.

Sobre a coletânea recém-lançada, a professora Renata Pereira destacou a motivação que deu origem ao trabalho: uma inquietação vivida no ensino técnico. “A habilidade de comunicar ideias complexas com clareza é tão crucial quanto o domínio técnico, mas a redação técnica específica é, muitas vezes, negligenciada nos currículos de Língua Portuguesa, que tendem a priorizar outros formatos”, explicou.
Segundo a docente, o livro apresenta uma experiência didática fundamentada na pesquisa-ação colaborativa, realizada em 2024 com estudantes do curso técnico Integrado em Eletroeletrônica. A iniciativa uniu saberes linguísticos e técnicos, explorando como a escrita colaborativa pode potencializar a aprendizagem.
“Investigamos como a escrita colaborativa funciona como um potente catalisador para a aprendizagem. Unimos os saberes da Linguística com as disciplinas técnicas, e percebemos que a colaboração não só estimula a troca de saberes, mas leva a textos tecnicamente mais estruturados, coesos e precisos”, completou.
Para a profissional, o trabalho é, sobretudo, uma defesa da integração curricular. “Ele prova que é possível aliar o preparo técnico ao desenvolvimento integral do aluno, consolidando a descrição técnica como uma ferramenta essencial para a qualificação profissional”, afirmou.
Renata aproveitou o momento para agradecer aos coautores e parceiros de pesquisa, ressaltando que o sucesso do resultado é fruto de uma construção coletiva.
Literatura, superação, inclusão e protagonismo
Já no domingo (9), último dia da Bienal, o estande do Ifal recebeu o pré-lançamento da obra “Somos o que acreditamos ser – A vida aos olhos de Jousy”, escrita por Jousiclécia Almeida, estudante com deficiência visual que concluiu o curso técnico em Informática e atualmente é graduanda de Sistemas de Informação no Campus Arapiraca.
Jousy tem se destacado pela determinação e pelo engajamento como liderança institucional, sendo representante da unidade de ensino no Conselho Superior - Consup do Ifal.
Na ocasião do pré-lançamento, a jovem expressou emoção ao ver seu primeiro livro ganhar vida por meio da Editora Ovni. “Foi um momento muito marcante o lançamento do meu primeiro livro. Estar celebrando mais essa conquista com a presença da minha família, de membros do Ifal e autoridades foi inesquecível. As pessoas costumam dizer que eu sou inspiração, e eu queria muito registrar isso para inspirar outras pessoas”, contou.
A obra reúne reflexões sobre a trajetória de vida da discente, incluindo um capítulo especial dedicado à sua jornada acadêmica no Ifal, com depoimentos de docentes e gestores que acompanharam sua formação, a exemplo do diretor-geral do Campus Arapiraca, Augusto de Oliveira, do reitor do Ifal, Carlos Guedes, da professora coordenadora do Espaço 4.0, Renata Pereira, e do professor Tarsis Marinho. “Escolhi destinar um capítulo exclusivamente para minha trajetória no Ifal porque essa instituição transformou minha vida”, disse a autora.
Para ela, a publicação é um convite à superação e à autoconfiança. “Tenho certeza que esse livro irá inspirar e ajudar muitas outras pessoas”, concluiu.
Produção literária em expansão
Com esses duas novas obras, o Ifal Arapiraca amplia sua presença no cenário literário e acadêmico de Alagoas, reafirmando a importância da escrita como ferramenta de transformação social, integração curricular e valorização das vivências humanas e científicas.