Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Mais de 140 estudantes do Ifal Arapiraca visitam exposição imersiva pela 1ª vez

Mais de 140 estudantes do Ifal Arapiraca visitam exposição imersiva pela 1ª vez

Turmas de primeiros anos de cursos técnicos apreciaram a Van Gogh Live 8k, em Maceió

por Roberta Rocha publicado: 02/10/2023 16h12, última modificação: 04/10/2023 11h13

De 22 a 29 de setembro, 141 estudantes do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca viajaram à capital alagoana para visitar a exposição Van Gogh Live 8k, uma imersão na vida e obra do artista alemão considerado mestre do impressionismo.

As turmas contempladas foram compostas por estudantes do primeiro ano de cursos técnicos na unidade de ensino, cursantes da disciplina de Artes. Conduzidos pelo docente de Artes Judivan Lopes, os/as participantes tiveram a oportunidade de contextualizar as composições visuais e informações apresentadas no evento com o conteúdo visto em sala de aula.

Exposição Van GoghO professor destacou que os ambientes da exposição possuem interatividade, imagens em alta definição, sincronização com os sons, além de instalações que despertam a sensorialidade, gerando a percepção de ser tudo bem real. "Os quadros [de Van Gogh] vão ganhando cor, movimento, textura e relevo".

De acordo com o profissional, os impactos da vivência ultrapassam o conteúdo disciplinar. "É ver essa juventude - estudantes que nunca tiveram a oportunidade de sair do lugar onde moram, que conhecem só o deslocamento de sua casa para o campus - chegar à capital e entrar em uma exposição dessas, com tanta tecnologia. Principalmente por se tratar de estudantes da área de tecnologia", apontou.

A discente do curso técnico em Informática, Nicolly Correia, foi uma das que vibrou por poder acompanhar de perto as projeções e os textos explicativos da exposição, que, segundo ela, deu a possibilidade de "se colocar no lugar" do artista e mergulhar na sua história. Um processo de identificação e empatia que amplificou sua sensibilidade como espectadora. "Estava tudo muito lindo. A oportunidade de ver a exposição me aproximou ainda mais da arte. E possuir um vínculo afetivo com as obras de Van Gogh e as características do artista, tornou a minha experiência muito mais emocionante", resumiu a estudante.

Exposição Van Gogh

O novato do curso integrado de Informática, Gabriel de Souza Santana, também considerou um privilégio conhecer um pouco mais da vida pessoal e da trajetória artística de Van Gogh, "ver de pertinho suas obras, as cores vivas que ele utilizava, as pinceladas...". Ele ressaltou a riqueza de detalhes da ambientação 3D do quarto do artista e apontou que, estar naquele espaço, o fez se sentir um amigo de Van Gogh. "Foi surreal!".

Exposição Van GoghUma turma de terceiro ano do curso técnico em Informática também compareceu à exposição, conduzida pelo professor Erinaldo Santos. Nesse caso, a iniciativa ocorreu via custeio próprio dos ingressos. Para as demais turmas, além da logística de deslocamento, o acesso ao evento foi custeado mediante o esforço coletivo da gestão do Campus Arapiraca e da Reitoria do Ifal.

A exposição Van Gogh Live 8k, que já circulou em cidades como Rio de Janeiro e Recife, reúne seis ambientes com mais de 250 obras de Van Gogh projetadas com resolução 8k, em uma instalação de 1700m². Mais fotos da visita de estudantes do Ifal Arapiraca ao espaço podem ser conferidas no IG @ifalcampusarapiraca.