Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Lives do Ifal Arapiraca transmitem conteúdo diversificado e informativo

Lives do Ifal Arapiraca transmitem conteúdo diversificado e informativo

Confira a agenda de lives e veja o que já foi discutido pelos servidores da instituição
por Elaine Rodrigues publicado: 17/07/2020 14h32, última modificação: 14/09/2020 09h17
Lives continuam disponíveis no Youtube do Ensino do Ifal Arapiraca

Isolamento social com conhecimento e entretenimento. Servidores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) têm investido nas lives para compartilhar conteúdo com a comunidade. No Campus Arapiraca, a programação é diversificada, com temas voltados para levar conhecimento a estudantes, professores e a comunidade em geral.

“As lives vêm para aumentar a comunicação com os alunos nesse período da pandemia, tentam levar uma forma de conteúdo para eles e quando esse processo é feito com quem eles já conhecem, a gente acredita que a aprendizagem é facilitada, contribui bastante para a formação. E outro aspecto é a interdisciplinaridade. A gente vem atuando em conjunto, para que os alunos vejam que um tema pode ser tratado em várias disciplinas”, explica o chefe do Departamento Acadêmico do campus, Augusto de Oliveira.

Os estudantes são comunicados das lives pelas redes sociais e agora podem conferir aqui nesta reportagem a agenda dos próximos debates e os links para rever as lives que já foram ao ar. “Como é um material muito rico, ele fica disponível. É um conteúdo atemporal, estamos tratando de temáticas gerais e a ideia é que os alunos consigam aproveitar esse momento para estreitar essa relação com os professores e técnicos do campus e consigam absorver conteúdo nesse período”.

As discussões também são voltadas aos professores e técnicos administrativos da instituição. Foi feito um webinário com ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas em sala de aula e a programação conta com uma jornada de metodologias ativas, atividades não convencionais que podem ajudar os trabalhos da instituição neste momento de isolamento social.

Lives anteriores

09/09 - Eterno retorno e fim do mundo: uma perspectiva filosófica e científica sobre Dark

Com os professores Ismar Torres, Ivan Fraga, Leandro Gomes e Altieres Bortoli (doutorando na UFPR)

02/09 - Os desafios culturais tradicionais em tempos de pandemia

Com os professores Rodrigo Abrahão, Sante Scaldaferri, José Carlos Pessoa e Clébio Correia (Uneal).

26/08 -  Terminei o Curso Técnico, e agora?

Com Igor Cavalcante e Victor Ferro (egressos do Ifal Arapiraca), Avânio Luiz da Silva (Industrial Alimentos Talismã) e Nerisvaldo da Silva de Oliveira (Doces Santo Antônio).

19/08 - Redes socais, fake news e "pós-verdades"

Com os professores Lucas Menezes, Ismar Francisco, Sante Scaldaferri e Ivan Fraga.

12/08 - Fascismo: passado e presente

Com os professores José Carlos, Lucas Menezes, Francisco Ismar e Geraldo Ramires.

06/08 - 75 anos dos ataques nucleares ao Japão na II Guerra Mundial: contextos, implicações e perspectivas

Com os professores Rodrigo Abrahão, Leandro Gomes, Fernando Tenório e Valdir Ferreira.

05/08  - Webinário Jornada da Sala de Aula Inovadora: os 3 pilares das metodologias ativas

Parte 3 – Ferramentas

Com os professores Geraldo Ramires, Sheyla Marques e o coach em Educação, Lucas Paiva.

31/07 - Gestão de resíduos sólidos e os impactos sócio ambientais em um cenário de pós-pandemia

Com os professores Marcelo Diniz, Manuella Lyra, Sócrates Mesquita, Mário Guadagnin (Unesc) e Carlyle Torres (Unesc)

30/07 - Planejamento Tributário e uso de novas tecnologias para redução de custos

Com os professores Marcelo Diniz, Eliton Santos, Gustavo Paiva, a vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco, Deborah Barros, e Almir Borges da Bernhoeft.

29/07 – Webinário Jornada da Sala de Aula Inovadora: os 3 pilares das metodologias ativas

Parte 2 – Preceitos básicos

22/07 - Webinário Jornada da Sala de Aula Inovadora: os 3 pilares das metodologias ativas

Parte 1 – Paradigmas a serem quebrados

21/07 - Instalações de Sistemas Fotovoltaicos: como fazer com segurança

Com os professores Augusto César, Renata Pereira, Augusto Fialho (IFRN) e o engenheiro eletricista Sydney Ipiranga (Solar Plus Brasil).

13/07 – Café: Educação, Ciência, Tecnologia e Paixão

Com a professora Renata Imaculada, a enfermeira Thayná Samilla, a psicóloga Jussara Ramos, os professores Sandro Jucá e Solonildo Almeida (IFCE) e o barista Gabriel Guimarães, campeão Coffee in Good Spirits 2019.

13/07 – Revolução Industrial em perspectiva: uma análise histórica, sociológica e geopolítica

Com os professores Rodrigo Abrahão, Lucas Menezes e Geraldo Ramires.

08/07 – Os impactos da pandemia na logística internacional: o caso da Frescatto Company – indústria de pescados brasileira

Com os professores Marcelo Diniz, Manuella Lyra, Eliton Santos e o gerente de Comércio Exterior da Frescatto Company, Rafael Barata.

22/06 – História e Inovação: contextualizando grandes invenções dos séculos XIX e XX

Com os professores Fernando Tenório, Rodrigo Abrahão, Renata Imaculada e Sandro Silveira Jucá (IFCE)

09/06 – Webinário Incrementando meu cinto de utilidades com as tecnologias educacionais

Com os professores Paulo Wagner e João Almeida (IFPE)