Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Lição de Saúde: você sabe a diferença entre gripe e resfriado?
conteúdo

Notícias

Lição de Saúde: você sabe a diferença entre gripe e resfriado?

publicado: 21/05/2018 17h37, última modificação: 21/05/2018 17h37

*Por Thayná Samilla, enfermeira do Ifal Arapiraca

Está gripado? Será que é mesmo gripe? Todo ano quando as temperaturas começam a cair, no início do outono, os sintomas como nariz entupido, espirros, dores de cabeça e dor no corpo todo aparecem. Mas qual a diferença entre gripe e resfriado?

A gripe é uma infecção das vias respiratórias causada pelo famoso vírus da Influenza, aquele da campanha de vacinação. Tem muita gente que não sabe que existem os vírus A, B e C da gripe, e que os tipos A e B têm uma importância clínica maior e sofrem mais mutações, causam as epidemias e doenças respiratórias, que podem durar até seis semanas. Eles também estão associados a um maior número de hospitalização e mortes por pneumonia. Já o tipo C causa infecções leves e pode infectar humanos, cachorros e porcos.

Os sintomas mais comuns da gripe são febre alta, mais que 38 graus, dor de cabeça num nível moderado a intenso, com calafrios, cansaço, tosse, catarro, dor de garganta, ardência nos olhos e fortes dores musculares. Os sintomas duram em média de 3 a 5 dias após a febre desaparecer.

Já os sintomas do resfriado, apesar de parecidos com da gripe, são bem mais brandos e duram menos tempo, entre dois e quatro dias. Os sintomas incluem tosse, congestão nasal, coriza, dor no corpo e dor de garganta leve. A ocorrência de febre é menos comum e, quando presente, é em temperaturas baixas.

Como se prevenir:

  • Lavar bem as mãos com água e sabão neutro, antes e depois de usar o banheiro;

  • Tomar muito cuidado para não levar as mãos à boca depois de usar banheiros, ao tocar maçanetas, portas, ou até mesmo após apertos de mãos;

  • Caso esteja gripado, usar lenços DESCARTÁVEIS e não toalhas quando tossir ou ao assoar o nariz;

  • Usar álcool em gel sempre, mas nunca substitui-lo pela lavagem das mãos;

  • Levar sol, sempre que possível para manter os bons níveis de Vitamina D, pois ela ajuda na imunidade;

  • Tomar sucos que contenham vitamina C, como suco de limão e acerola (cuidado com a quantidade de açúcar!).

Como usar o álcool em gel :

  1. Colocar uma quantidade referente ao tamanho de uma moeda na palma das mãos e friccioná-las;

  2. Esperar secar;

  3. Repetir o item 1 por mais duas vezes;

  4. Repetir durante o dia;

Desse modo, suas mãos estarão livres de vírus, mas lembre-se, sempre que possível lave as mãos com água e sabão!