Notícias
Lição de Saúde: você sabe a diferença entre gripe e resfriado?
*Por Thayná Samilla, enfermeira do Ifal Arapiraca
Está gripado? Será que é mesmo gripe? Todo ano quando as temperaturas começam a cair, no início do outono, os sintomas como nariz entupido, espirros, dores de cabeça e dor no corpo todo aparecem. Mas qual a diferença entre gripe e resfriado?
A gripe é uma infecção das vias respiratórias causada pelo famoso vírus da Influenza, aquele da campanha de vacinação. Tem muita gente que não sabe que existem os vírus A, B e C da gripe, e que os tipos A e B têm uma importância clínica maior e sofrem mais mutações, causam as epidemias e doenças respiratórias, que podem durar até seis semanas. Eles também estão associados a um maior número de hospitalização e mortes por pneumonia. Já o tipo C causa infecções leves e pode infectar humanos, cachorros e porcos.
Os sintomas mais comuns da gripe são febre alta, mais que 38 graus, dor de cabeça num nível moderado a intenso, com calafrios, cansaço, tosse, catarro, dor de garganta, ardência nos olhos e fortes dores musculares. Os sintomas duram em média de 3 a 5 dias após a febre desaparecer.
Já os sintomas do resfriado, apesar de parecidos com da gripe, são bem mais brandos e duram menos tempo, entre dois e quatro dias. Os sintomas incluem tosse, congestão nasal, coriza, dor no corpo e dor de garganta leve. A ocorrência de febre é menos comum e, quando presente, é em temperaturas baixas.
Como se prevenir:
-
Lavar bem as mãos com água e sabão neutro, antes e depois de usar o banheiro;
-
Tomar muito cuidado para não levar as mãos à boca depois de usar banheiros, ao tocar maçanetas, portas, ou até mesmo após apertos de mãos;
-
Caso esteja gripado, usar lenços DESCARTÁVEIS e não toalhas quando tossir ou ao assoar o nariz;
-
Usar álcool em gel sempre, mas nunca substitui-lo pela lavagem das mãos;
-
Levar sol, sempre que possível para manter os bons níveis de Vitamina D, pois ela ajuda na imunidade;
-
Tomar sucos que contenham vitamina C, como suco de limão e acerola (cuidado com a quantidade de açúcar!).
Como usar o álcool em gel :
-
Colocar uma quantidade referente ao tamanho de uma moeda na palma das mãos e friccioná-las;
-
Esperar secar;
-
Repetir o item 1 por mais duas vezes;
-
Repetir durante o dia;
Desse modo, suas mãos estarão livres de vírus, mas lembre-se, sempre que possível lave as mãos com água e sabão!