Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Lição de Saúde: você já ouviu falar em hanseníase?
conteúdo

Notícias

Lição de Saúde: você já ouviu falar em hanseníase?

publicado: 03/07/2018 08h47, última modificação: 03/07/2018 08h47

*por Hermanes Abreu, técnico em Enfermagem do Ifal Arapiraca

Conhecida antigamente como lepra, a hanseníase é uma doença infectocontagiosa, de evolução lenta, que atinge os nervos, a pele e pode acometer outros órgãos. Se não diagnosticada e tratada no início, a doença pode levar à incapacidade física.

Sintomas

*Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com diminuição ou perda da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato;

*Áreas com diminuição dos pelos e do suor;

*Caroços e inchaços no corpo, em alguns casos avermelhados e doloridos;

*Diminuição da sensibilidade e/ou da força muscular de olhos, mãos e pés;

*Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços, mãos, pernas e pés.

hanseniase2.png

Transmissão

Apenas as pessoas doentes, que não estão em tratamento, transmitem a hanseníase. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa através de gotículas de saliva expelidas quando tossimos ou espirramos.

A hanseníase tem cura?

A doença tem cura e seu tratamento é gratuito, realizado pelo Sistema Único de Saúde, o SUS. É feito por via oral, com uma associação de três medicamentos seguros e eficazes. O paciente deve tomar a primeira dose mensal supervisionada pelo profissional de saúde. As demais são tomadas pelo próprio paciente. Ainda no início do tratamento, a doença deixa de ser transmitida. Família e amigos, além de apoiar, também devem ser examinados.

hanseniase1.png

Como prevenir?

A prevenção pode ser feita com medidas simples de higiene, diagnóstico precoce dos casos e através da aplicação da vacina BCG nas pessoas que vivem com portadores desta doença.

Atenção! Se você ou algum conhecido vem apresentando algum desses sintomas, é necessário procurar a unidade de saúde mais próxima para avaliação, registro e tratamento, caso seja confirmado o diagnóstico para hanseníase.

O Ifal Arapiraca está em campanha para combater a doença. Alunos e servidores devem preencher a ficha de autoimagem e entregá-la ao setor de Enfermagem do campus. O setor também pode dar mais esclarecimentos sobre a doença.

Referências:

http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/hanseniase

http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/hanseniase/