Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Jornada de Pesquisa em Linguagem marca recepção da nova turma da especialização do Ifal Arapiraca
conteúdo

Notícias

Jornada de Pesquisa em Linguagem marca recepção da nova turma da especialização do Ifal Arapiraca

Evento também contou com a participação do público externo

por Roberta Rocha publicado: 10/08/2023 23h15, última modificação: 11/08/2023 19h19
Exibir carrossel de imagens
  • "> IMG_6856.JPG
  • "> Jornada de Linguagem
  • "> Jornada de Linguagem
  • "> Jornada de Linguagem
  • "> Jornada de Linguagem
  • "> Jornada de Linguagem
  • "> Jornada de Linguagem
  • "> Jornada de Linguagem
  • "> Jornada de Linguagem
  • "> Jornada de Linguagem
  • "> Jornada de Linguagem
  • "> Jornada de Linguagem
  • "> Jornada de Linguagem
  • "> Jornada de Linguagem
  • "> Jornada de Linguagem
  • "> Jornada de Linguagem

Com a realização de debates e oficinas, a 1ª Jornada de Pesquisa em Linguagem e Práticas Sociais do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca, realizada no último sábado (05/08), marcou o início das atividades da nova turma da especialização em Linguagem e Práticas Sociais da unidade de ensino. O evento também contou com a participação do público externo. 

Deram as saudações iniciais à plateia presente o diretor-geral do Campus Arapiraca, Augusto de Oliveira, o coordenador da licenciatura em Letras/Português, Álisson Veras, e o coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Danillo Silva. Esse último falou da satisfação por realizar o evento em um momento de reconstrução do país, no pós-pandemia. "Que Arapiraca seja espaço de interlocução da pesquisa e da inovação em Linguística Aplicada", destacou.

Jornada de LinguagemNa conferência de abertura, a pesquisadora Doris Matos abordou o tema "Caminhos decoloniais compartilhados de pesquisa em Linguística Aplicada". A profissional pontuou a necessidade de pensar pesquisas na área com perspectivas de transformação social e apresentou temáticas que vem desenvolvendo com seus/suas orientandos/as.

A programação contou ainda com a mesa-redonda "Múltiplas relações entre linguagem e sociedade", com os/as profissionais Maryana Tavares, Álisson Veras, Sanádia Gama e Danillo Silva. 

Jornada de Linguagem

Desigualdade de gênero no ambiente escolar esteve entre os tópicos abordados no momento. A docente Maryana trouxe, em sua explanação, dados da pesquisa autoral “Feminismo e letramento crítico em aulas de inglês no Instituto Federal de Alagoas: desconstruções e condutas propositivas”. A investigação contemplou situações de machismo enfrentadas por estudantes mulheres de um curso da área agrícola, a partir de narrativas das próprias estudantes. 

"É por isso que a gente tem que reforçar ações para mudar esse quadro. É por isso que o Nugedis [Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade] é tão importante", disse. 

Outra temática apresentada foi "A Psicolinguística e a leitura com aplicação social", onde o professor Álisson Veras falou de paradigmas de leitura com base nas evidências da Psicolinguistica para deixar textos mais simples. 

Jornada de LinguagemNo turno da tarde, os/as participantes se dividiram entre a oficina "Ferramentas digitais para a edição de textos acadêmicos", conduzida pelo docente Anderson Barbosa", e Autoetnografia e metodologias críticas em Linguística Aplicada", com a docente Maryana Tavares. Já no retorno ao auditório, acompanharam a conferência de encerramento do evento, ministrada pelo professor Danillo Silva.

"A diversidade é uma das características dos estudos linguísticos. Existem muitas formas de se pensar linguagem e sociedade. E, com esse evento, quisemos visibilizar um pouco das múltiplas possibilidades de pesquisa para os/as pós-graduandos/as", declarou o pesquisador. 

A 1ª Jornada de Pesquisa em Linguagem e Práticas Sociais foi uma iniciativa da Coordenação da Especialização e da Coordenação de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Campus Arapiraca, com o intuito de dar visibilidade a trabalhos de pesquisas na área, além de estimular o diálogo entre equipes de pesquisa.