Notícias
Inscrições abertas para a Semana da Consciência Negra no Ifal Arapiraca: um encontro entre memória, territórios e culturas
Com atividades abertas ao público interno e externo, evento reúne mestres e fazedores de cultura de várias regiões de Alagoas nos dias 21 e 22/11
Pela primeira vez, o Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca realiza a Semana da Consciência Negra em parceria com o projeto Memória e Produção em Territórios Culturais – AL. O evento acontece nos dias 21 e 22 de novembro de 2025, com uma programação que conecta saberes ancestrais, tradições quilombolas e expressões da cultura periférica contemporânea.
Sob o tema “Memória e Território: Conectando os Saberes Ancestrais, Tradicionais e da Cultura Periférica”, a SCN 2025 propõe um mergulho na riqueza das identidades culturais negras. Durante dois dias, o campus se transformará em um espaço de trocas e vivências, reunindo fazedores de cultura de diferentes territórios, como Palmeira dos Índios, Igaci, Taquarana, Maceió, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel e Arapiraca.
Os saberes serão compartilhados em mesas de diálogo, oficinas e performances. Para participar das atividades, é necessário efetuar a inscrição via formulário, no link abre.ai/scn2025arapiraca. As vagas são limitadas e, para o público externo, é exigido o vínculo com alguma instituição de ensino ou entidade social, além da apresentação de documento de identificação original com foto no dia do comparecimento.
A Semana da Consciência Negra 2025 é uma iniciativa do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - Neabi do Ifal Arapiraca e do projeto Memória e Produção em Territórios Culturais – AL, realizado conforme Termo de Fomento de nº 961409/2024 - celebrado com o Ministério da Cultura através do gabinete do deputado federal Paulão. O projeto é uma realização do Quintal Cultural, Movimento Povos das Lagoas e Quilombo Lunga, sob a coordenação-geral da produtora cultural Keka Rabelo.
Programação - A abertura, na manhã do dia 21, reunirá representantes de quilombos, coletivos culturais e instituições públicas para uma conversa sobre o tema central do evento. A sequência inclui apresentações culturais de Vitória Paixão, Mestra Pastora, Forró Poeira e Maculelê.
A programação segue, no período da tarde, com oficinas temáticas que exploram diferentes expressões culturais, como capoeira, cultura periférica, arte de rua, contação de histórias quilombolas, gastronomia tradicional, abayomis e kalunga de retalho, afroempreendedorismo, samba reggae, cultura reggae, confecção de berimbau, dança e canto afro. Nomes como Júnior Brown, MC Malock, DJ Killi Roots, Jany Li, Marcela Fernandes, Teodoro Shaolin e Côka estão entre os/as artistas com presença confirmada para ministrar as oficinas.
A agenda da noite traz novas oportunidades para os/as participantes se conectarem com temáticas afro-brasileiras, por meio de oficinas de portifólio, grafite e afroempreendedorismo.
Encontro entre tradição e contemporaneidade
O encerramento, no dia 22, será marcado por uma mesa sobre capoeira com praticantes referências da área e pelo cortejo cultural integrando o Boi Pérola de Santa Rita, o grupo Afroara, Naty Barros, Mãe Jeane de Oxum e Jacqueline Marques.
O momento será uma celebração à força das culturas negras e um grande ato simbólico de resistência e valorização da ancestralidade.
Ao unir a Semana da Consciência Negra ao projeto Memória e Produção em Territórios Culturais, o Ifal Arapiraca amplia seu papel como espaço de formação crítica, inclusão e promoção da diversidade, reafirmando o compromisso institucional com a valorização das identidades afro-brasileiras e com a democratização do acesso à cultura.