Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Ifal vai ofertar exame de proficiência de Inglês para alunos da rede

Ifal vai ofertar exame de proficiência de Inglês para alunos da rede

O Toeic/Bridge custa R$ 354, mas vai ser disponibilizado gratuitamente aos alunos de todos os campi da instituição

por Elaine Rodrigues publicado: 05/06/2018 09h01, última modificação: 05/06/2018 09h01

Nos próximos meses, o Instituto Federal de Alagoas vai disponibilizar o exame de proficiência de Inglês Toeic/Bridge (Test of English for International Communication) aos alunos da rede. O exame é uma ferramenta de autoavaliação que gera um certificado internacional exigido por muitas empresas na hora da contratação.

Atualmente, o teste custa R$ 354 e é aplicado em poucas instituições credenciadas, mas vai ser ofertado a todos os alunos do Ifal de forma gratuita. A comissão organizadora do Toeic é formada pelos professores Marcos Dias, diretor da comissão, além dos docentes Jean Marcelo, Marici Lopes, Carla Real e Josenildo Farias.

A comissão tem se reunido na Reitoria, em Maceió, para planejar e aplicar um minicurso, que vai ser feito antes do teste, a fim de melhorar o desempenho dos participantes. De acordo com o professor Marcos Dias, o minicurso será ministrado nos 16 campi da instituição. No último encontro da comissão, a professora Carla Real salientou a importância de contar com o apoio de toda a comunidade acadêmica para execução das ações planejadas e as aplicações do exame. Os demais professores abordaram questões didático metodológicas que influenciarão diretamente no resultado final do teste. A proposta dos professores é de que esses minicursos dialoguem diretamente com a metodologia do exame.

A comissão reforça que o exame não aprova ou reprova o aluno e somente ele terá acesso a seu resultado. O certificado Toeic contribui para melhoraria de currículo, seleção de trabalhos internacionais, aumento de empregabilidade, bem como aumento de salário a quem possui o mesmo. Este certificado internacional também pode favorecer chances de trabalhar em uma multinacional onde o exame é solicitado. “O teste servirá de diagnóstico com relação ao nível de inglês dos aplicantes e, baseado em seus resultados, os alunos poderão traçar novas metas de estudo”, lembrou a professora Marici Lopes.