Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Ifal participa da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília

Ifal participa da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília

Representantes do Campus Arapiraca divulgaram seus projetos em estande do MEC

publicado: 07/12/2022 16h22, última modificação: 30/12/2022 10h38

Por Mírian Félix - Estagiária de Jornalismo* - Com o projeto de extensão “Robótica Educacional e Internet das Coisas como Ferramentas de Transformação Social”, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), representado pelo Campus Arapiraca, foi convidado a participar da  19ª  Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília, que ocorreu nos dias 28/11 a 04/12. O projeto faz parte do Edital nº 01/2021, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), que selecionou os 15 melhores projetos de um total de 60 em todo o país.

Participaram presencialmente do evento a professora Renata Pereira, coordenadora do Espaço 4.0 do Campus Arapiraca e as monitoras Morgana Santos Guedes Macêdo, representando o projeto de extensão “Robótica Educacional e Internet das Coisas como Ferramentas de Transformação Social”, e  Anne Karolyne Caetano, representando o Projeto Espaço 4.0. A equipe foi acompanhada ainda pelo professor Tarsis Marinho e pela também monitora Ingryd Vycttoria.

Os projetos do campus Arapiraca foram expostos no estande do Ministério da Educação nos dias 30/11 e 01/12 e o público presente pode interagir com os robôs e conhecer um pouco dos produtos desenvolvidos pelo espaço em Alagoas.

Estande do MEC.jpg

“Foi uma oportunidade singular poder participar presencialmente do evento como um dos melhores projetos do país, inclusive tendo o privilégio de levar duas monitoras tão dedicadas, proporcionando esse intercâmbio de conhecimentos e vivências. Foi a primeira viagem de avião das estudantes. Devido à pandemia, elas ficaram quase 2 anos sem se envolver em atividades presenciais. Portanto, foi muito gratificante poder proporcionar um momento assim para elas, que já estão concluindo o médio integrado em Eletroeletrônica este ano e que tanto se esforçaram para conciliar o curso com a monitoria no projeto", explicou a professora sobre a participação da equipe do Ifal na SNCT.

O tema deste ano da SNCT foi “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”. O evento ocorre com a colaboração das universidades e instituições de pesquisa; escolas públicas e privadas; institutos de ensino tecnológico, centros e museus de C&T; entidades científicas e tecnológicas; fundações de apoio à pesquisa; parques ambientais, unidades de conservação, jardins botânicos e zoológicos; secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação; empresas públicas e privadas; meios de comunicação; órgãos governamentais; ONGs e outras entidades da sociedade civil.

Visita do Senador Rodrigo Cunha.jpegO Ministro da Educação, Victor Godoy, visitou o estande em que estava o projeto de Arapiraca. Além dele, outras figuras públicas como o senador Rodrigo Cunha, o secretário da SETEC/MEC, Tomás Dias Sant’Ana, e o pró-reitor de Extensão do IFES, Lodovico Ortlieb Faria, também visitaram o estande para conhecer os projetos de Alagoas. “O evento foi uma vitrine nacional, onde pudemos colocar o IFAL em destaque, com dois projetos de sucesso. O Estado de Alagoas e os nossos estudantes precisam acreditar que temos o potencial necessário para conquistar tudo aquilo pelo que batalhamos. Eu costumo dizer: "Todo esforço será recompensado!”. E somente através da Educação de qualidade do Ifal, podemos mudar vidas! Participar de um evento como este a convite da SETEC/MEC, é a recompensa da dedicação de toda a equipe (que envolve em torno de 30 integrantes) e dá a confiança necessária para que toda a comunidade acadêmica possa se envolver em projetos como o nosso", destacou a professora Renata Pereira.

Os professores Renata Pereira e Tarsis Marinho também receberam um convite para participar de uma reunião presencial no MEC junto ao Assessor Especial do  Núcleo Estruturante de Política de Inovação - SETEC/MEC, Antônio dos Santos Junior, e a equipe do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) para compartilhar e discutir projetos de ciência e inovação.

O projeto de extensão em Robótica Educacional já foi submetido a um novo edital de nível nacional. O projeto pretende  promover a robótica de baixo custo nas escolas e prefeituras parceiras. Já o projeto Espaço 4.0, segue ofertando cursos em tópicos da Indústria 4.0 até maio de 2023.

A SNCT - A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT foi instituída pelo Decreto Presidencial de 9 de junho de 2004 e é realizada anualmente durante o mês de outubro, sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI.

A finalidade da SNCT é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. A Semana tem como proposta mostrar a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e para o desenvolvimento do país, oferecendo também uma oportunidade para a população brasileira conhecer e discutir os resultados, a relevância e os impactos da pesquisa científico-tecnológica, principalmente daquelas realizadas no Brasil, e suas aplicações.

* Revisão de Melissa Menezes