Notícias
Ifal participa da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília
Representantes do Campus Arapiraca divulgaram seus projetos em estande do MEC
Por Mírian Félix - Estagiária de Jornalismo* - Com o projeto de extensão “Robótica Educacional e Internet das Coisas como Ferramentas de Transformação Social”, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), representado pelo Campus Arapiraca, foi convidado a participar da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília, que ocorreu nos dias 28/11 a 04/12. O projeto faz parte do Edital nº 01/2021, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), que selecionou os 15 melhores projetos de um total de 60 em todo o país.
Participaram presencialmente do evento a professora Renata Pereira, coordenadora do Espaço 4.0 do Campus Arapiraca e as monitoras Morgana Santos Guedes Macêdo, representando o projeto de extensão “Robótica Educacional e Internet das Coisas como Ferramentas de Transformação Social”, e Anne Karolyne Caetano, representando o Projeto Espaço 4.0. A equipe foi acompanhada ainda pelo professor Tarsis Marinho e pela também monitora Ingryd Vycttoria.
Os projetos do campus Arapiraca foram expostos no estande do Ministério da Educação nos dias 30/11 e 01/12 e o público presente pode interagir com os robôs e conhecer um pouco dos produtos desenvolvidos pelo espaço em Alagoas.
“Foi uma oportunidade singular poder participar presencialmente do evento como um dos melhores projetos do país, inclusive tendo o privilégio de levar duas monitoras tão dedicadas, proporcionando esse intercâmbio de conhecimentos e vivências. Foi a primeira viagem de avião das estudantes. Devido à pandemia, elas ficaram quase 2 anos sem se envolver em atividades presenciais. Portanto, foi muito gratificante poder proporcionar um momento assim para elas, que já estão concluindo o médio integrado em Eletroeletrônica este ano e que tanto se esforçaram para conciliar o curso com a monitoria no projeto", explicou a professora sobre a participação da equipe do Ifal na SNCT.
O tema deste ano da SNCT foi “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”. O evento ocorre com a colaboração das universidades e instituições de pesquisa; escolas públicas e privadas; institutos de ensino tecnológico, centros e museus de C&T; entidades científicas e tecnológicas; fundações de apoio à pesquisa; parques ambientais, unidades de conservação, jardins botânicos e zoológicos; secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação; empresas públicas e privadas; meios de comunicação; órgãos governamentais; ONGs e outras entidades da sociedade civil.
O Ministro da Educação, Victor Godoy, visitou o estande em que estava o projeto de Arapiraca. Além dele, outras figuras públicas como o senador Rodrigo Cunha, o secretário da SETEC/MEC, Tomás Dias Sant’Ana, e o pró-reitor de Extensão do IFES, Lodovico Ortlieb Faria, também visitaram o estande para conhecer os projetos de Alagoas. “O evento foi uma vitrine nacional, onde pudemos colocar o IFAL em destaque, com dois projetos de sucesso. O Estado de Alagoas e os nossos estudantes precisam acreditar que temos o potencial necessário para conquistar tudo aquilo pelo que batalhamos. Eu costumo dizer: "Todo esforço será recompensado!”. E somente através da Educação de qualidade do Ifal, podemos mudar vidas! Participar de um evento como este a convite da SETEC/MEC, é a recompensa da dedicação de toda a equipe (que envolve em torno de 30 integrantes) e dá a confiança necessária para que toda a comunidade acadêmica possa se envolver em projetos como o nosso", destacou a professora Renata Pereira.
Os professores Renata Pereira e Tarsis Marinho também receberam um convite para participar de uma reunião presencial no MEC junto ao Assessor Especial do Núcleo Estruturante de Política de Inovação - SETEC/MEC, Antônio dos Santos Junior, e a equipe do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) para compartilhar e discutir projetos de ciência e inovação.
O projeto de extensão em Robótica Educacional já foi submetido a um novo edital de nível nacional. O projeto pretende promover a robótica de baixo custo nas escolas e prefeituras parceiras. Já o projeto Espaço 4.0, segue ofertando cursos em tópicos da Indústria 4.0 até maio de 2023.
A SNCT - A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT foi instituída pelo Decreto Presidencial de 9 de junho de 2004 e é realizada anualmente durante o mês de outubro, sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI.
A finalidade da SNCT é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. A Semana tem como proposta mostrar a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e para o desenvolvimento do país, oferecendo também uma oportunidade para a população brasileira conhecer e discutir os resultados, a relevância e os impactos da pesquisa científico-tecnológica, principalmente daquelas realizadas no Brasil, e suas aplicações.
* Revisão de Melissa Menezes