Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Ifal implanta nova graduação no Campus Arapiraca: Sistemas Biomédicos; conheça o curso!
conteúdo

Notícias

Ifal implanta nova graduação no Campus Arapiraca: Sistemas Biomédicos; conheça o curso!

Formação une componentes curriculares das áreas de saúde e tecnologia

por Roberta Rocha publicado: 15/01/2024 10h26, última modificação: 15/01/2024 10h33

Neste ano, o Campus Arapiraca do Instituto Federal de Alagoas - Ifal ganhará o seu terceiro curso superior: a graduação tecnológica em Sistemas Biomédicos, uma oferta pioneira no Agreste alagoano. São 40 vagas disponíveis, na modalidade presencial, com aulas no turno noturno.

As inscrições no Vestibular 2024 podem ser feitas gratuitamente, até 21 de janeiro, pelo endereço exame.ifal.edu.br.

Além de Sistemas Biomédicos, o Ifal Arapiraca oferece outras 80 vagas distribuídas entre a licenciatura em Letras/Português e o bacharelado em Sistemas de Informação. Para concorrer em qualquer uma delas, é necessário ter o Ensino Médio completo e utilizar a nota obtida em qualquer edição do Enem a partir de 2009.

Saiba mais sobre o Vestibular 2024 no Edital.

CONHEÇA O NOVO CURSO

De olho no crescimento da demanda hospitalar da região e após consulta pública à comunidade, o Campus Arapiraca inseriu o curso de tecnólogo em Sistemas Biomédicos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023 do Ifal, documento onde constam as estratégias e metas a serem alcançadas pela instituição para o período especificado. O início da oferta foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) do Ifal no último dia 28 de dezembro.

Os dados do IBGE apresentados no Projeto Pedagógico do Curso mostram que o município de Arapiraca dispõe de aproximadamente 220 estabelecimentos de saúde e de 800 leitos hospitalares, sendo esse o segundo maior quantitativo de todo o estado. Daí a necessidade de constituir, conforme o documento, um aporte em serviços de gerenciamento da manutenção em equipamentos de saúde.

"Com o mercado em expansão e o aumento crescente das tecnologias médicas e da informatização dos mecanismos de atendimento à saúde, o Campus Arapiraca apostou no desafio de formar profissionais capacitados para gerir a aquisição, instalação, manuseio, checagem e assistência técnica dos equipamentos de hospitais, clínicas e laboratórios", apontou o diretor-geral Augusto de Oliveira. 

A graduação tem duração de três anos e traz em sua estrutura curricular disciplinas com Anatomia e Fisiologia Humana, Instalações Elétricas em Serviços de Saúde, Sistemas Pneumáticos e Hidráulicos, Gestão de Gases Medicinais, Microcontroladores e Sistemas Embarcados, Competências da Engenharia Biomédica e da Engenharia Clínica, Metrologia e Calibração em Sistemas Biomédicos, entre outras. 

Além de possuir infraestrutura adequada e um complexo de laboratórios especiais de eletroeletrônica capaz de atender as demandas do curso superior de tecnologia em Sistemas Biomédicos, o Campus Arapiraca está equipando o Laboratório de Análise, Manutenção de Equipamentos Médico-Assistenciais e Instrumentação Biomédica com materiais específicos para as atividades práticas de ensino, pesquisa e extensão do curso.

Um mal-entendido comum de quem pretende ingressar na área, mas não tem muita informação sobre a configuração do curso de Sistemas Biomédicos, é equiparar ao curso de Biomedicina. No entanto, o professor Paulo Cunha, futuro coordenador da graduação, esclarece que são formações diferentes.

"O biomédico é preparado para o desenvolvimento de vacinas e medicamentos. Já o tecnólogo em Sistemas Biomédicos trabalha em hospitais, clínicas e laboratórios, no gerenciamento da manutenção, garantindo o pleno funcionamento de máquinas como: ultrassonografia, monitores multiparamétricos, respiradores, entre outros. É um profissional que pode trabalhar também como vendedor técnico ou na consultoria de empresas de engenharia clínica", finaliza o docente.