Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Ifal fornece e-mail institucional aos alunos e acesso a ferramentas do Google
conteúdo

Notícias

Ifal fornece e-mail institucional aos alunos e acesso a ferramentas do Google

Usuários serão identificados com a terminação @aluno.ifal.edu.br
publicado: 08/06/2020 14h56, última modificação: 24/08/2020 10h09

Desde a última quinta-feira, 4, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) passou a disponibilizar emails institucionais para os alunos cadastrados no SIGAA. Com o @aluno.ifal.edu.br, os estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), serão identificados pela instituição a que pertencem e assim como os servidores, terão acesso a um e-mail gratuito e ilimitado, além de ferramentas como o Google Drive, Agenda, Docs e Formulários. 

O analista de tecnologia da informação do DTI, Marco Antonio de Albuquerque, pontuou que o e-mail serve para que alunos registrem ferramentas que o instituto venha a adquirir, para divulgação de trabalhos acadêmicos "e como se trata de uma ferramenta do Google Acadêmico, possui espaço ilimitado no Drive e Gmail."Email institucional do aluno

Ela foi disponibilizada inicialmente para 16.252 contas. Todas seguiram o mesmo padrão: “o e-mail é formado pelas siglas do nome, com um número para diferenciar os homônimos de sigla. Ex: José da Silva terá o e-mail js2@aluno.ifal.edu.br, caso já exista cadastrado antes um js1@aluno.ifal.edu.br “, detalha Marco Antonio.

O servidor enfatiza que como é de uso institucional, a conta será excluída seis meses após do desligamento do aluno, seguindo a orientação da política de correio eletrônico do próprio Ifal.

O acesso ao e-mail é realizado pelo endereço eletrônico https://emailaluno.ifal.edu.br, onde o usuário deve utilizar o mesmo login e senha do SIGAA. Na página há outras instruções para que possa fazer o acesso corretamente.