Notícias
Ifal empata com escola privada na nota do melhor ensino médio de Arapiraca
Dados do Ideb também mostram que o Ifal Arapiraca tem uma nota equiparada à média nacional das escolas privadas; inscrições estão abertas para quem quiser fazer um curso técnico na instituição
Mais um levantamento a ser comemorado pelo Instituto Federal de Alagoas, campus Arapiraca. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017 registra que o campus obteve a maior nota das escolas públicas e privadas de Arapiraca, empatado com uma escola privada. Além disso, possui a nota equiparada à média nacional das escolas privadas.
A pesquisa foi divulgada na última semana pelo Ministério da Educação. O Ideb foi criado em 2007, é feito a cada dois anos e, segundo o MEC, é considerado um importante condutor de políticas públicas em prol da qualidade da educação.
De acordo com os números, o Ifal Arapiraca obteve a nota 5.7, empatado com uma escola da rede privada de ensino que atua no município. Na rede pública estadual da cidade, a maior nota foi de 3.9. Já em Alagoas, a média das escolas da rede pública e privada foi 3.5, sendo 3.3 a média das escolas estaduais. E a média das escolas privadas em Alagoas ficou em 5.0.
Os dados mostram ainda que o Ifal Arapiraca obteve o primeiro lugar entre os campi da instituição que participaram do levantamento. Além de Arapiraca, foram registradas as notas dos campi de Maragogi (5.1), Coruripe (4.8) e Palmeira dos Índios (3.9).
E, em uma comparação com as notas mais altas de Institutos Federais de cada Estado do Brasil, o Ifal Arapiraca fica na 16ª posição. “A gente está com 5.7, mas as notas mais baixas são na casa de 4 e 4.8. Enquanto a nota mais alta está em 7.1. Então, a gente está na média dos Institutos Federais, muito acima da média geral brasileira, considerando todas as redes de ensino, de maneira geral. Se considerar somente a média da rede pública estadual no Brasil, bastante acima também. E estamos equiparados à média nacional das escolas privadas, que é de 5.8, já que estamos com 5.7”, analisou o professor Leandro Costa Gomes, que coordena a pós-graduação de Ensino das Ciências e Matemática do Ifal Arapiraca. Na pós, ele ministra a disciplina de Docência do Ensino Superior, onde debate esses dados com os alunos.
O assunto ganha importância devido ao histórico de Alagoas nos números relacionados à educação. “Em Alagoas, 88,8% das crianças com seis anos estão nas escolas, o que parece muito, mas quando se compara com os estados brasileiros, nós estamos nas últimas posições. Quando a idade vai aumentando, os números vão caindo. Com 19 anos, tendo completado o ensino médio, Alagoas aparece na última posição com apenas 26,7% dos estudantes. Na prática, a cada 100 alunos que entram na escola aos seis anos, apenas 26,7, ou seja, menos de 27, completam o ensino médio aos 19 anos. Então, é uma evasão assustadora”, conclui Leandro, explicando que a educação básica se reflete no ensino superior e que a análise dos números mostra o esforço necessário para mudar essa realidade.
Um dos caminhos para melhorar esses dados é o investimento em educação. Atualmente, o Instituto Federal de Alagoas está com o edital aberto para preencher vagas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio de Informática e Eletroeletrônica. Já na modalidade subsequente, para quem já terminou o ensino médio, são ofertados cursos técnicos de Eletroeletrônica e Logística. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro, pelo site www.exame.ifal.edu.br.