Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Ifal empata com escola privada na nota do melhor ensino médio de Arapiraca

Ifal empata com escola privada na nota do melhor ensino médio de Arapiraca

Dados do Ideb também mostram que o Ifal Arapiraca tem uma nota equiparada à média nacional das escolas privadas; inscrições estão abertas para quem quiser fazer um curso técnico na instituição

por Elaine Rodrigues publicado: 11/09/2018 13h50, última modificação: 11/09/2018 13h57
Exibir carrossel de imagens Ifal Arapiraca está com inscrições abertas para cursos técnicos

Ifal Arapiraca está com inscrições abertas para cursos técnicos

Mais um levantamento a ser comemorado pelo Instituto Federal de Alagoas, campus Arapiraca. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017 registra que o campus obteve a maior nota das escolas públicas e privadas de Arapiraca, empatado com uma escola privada. Além disso, possui a nota equiparada à média nacional das escolas privadas.

A pesquisa foi divulgada na última semana pelo Ministério da Educação. O Ideb foi criado em 2007, é feito a cada dois anos e, segundo o MEC, é considerado um importante condutor de políticas públicas em prol da qualidade da educação.

De acordo com os números, o Ifal Arapiraca obteve a nota 5.7, empatado com uma escola da rede privada de ensino que atua no município. Na rede pública estadual da cidade, a maior nota foi de 3.9. Já em Alagoas, a média das escolas da rede pública e privada foi 3.5, sendo 3.3 a média das escolas estaduais. E a média das escolas privadas em Alagoas ficou em 5.0.

Os dados mostram ainda que o Ifal Arapiraca obteve o primeiro lugar entre os campi da instituição que participaram do levantamento. Além de Arapiraca, foram registradas as notas dos campi de Maragogi (5.1), Coruripe (4.8) e Palmeira dos Índios (3.9).

Ifal Arapiraca está com inscrições abertas para cursos técnicos

E, em uma comparação com as notas mais altas de Institutos Federais de cada Estado do Brasil, o Ifal Arapiraca fica na 16ª posição. “A gente está com 5.7, mas as notas mais baixas são na casa de 4 e 4.8. Enquanto a nota mais alta está em 7.1. Então, a gente está na média dos Institutos Federais, muito acima da média geral brasileira, considerando todas as redes de ensino, de maneira geral. Se considerar somente a média da rede pública estadual no Brasil, bastante acima também. E estamos equiparados à média nacional das escolas privadas, que é de 5.8, já que estamos com 5.7”, analisou o professor Leandro Costa Gomes, que coordena a pós-graduação de Ensino das Ciências e Matemática do Ifal Arapiraca. Na pós, ele ministra a disciplina de Docência do Ensino Superior, onde debate esses dados com os alunos.

O assunto ganha importância devido ao histórico de Alagoas nos números relacionados à educação. “Em Alagoas, 88,8% das crianças com seis anos estão nas escolas, o que parece muito, mas quando se compara com os estados brasileiros, nós estamos nas últimas posições. Quando a idade vai aumentando, os números vão caindo. Com 19 anos, tendo completado o ensino médio, Alagoas aparece na última posição com apenas 26,7% dos estudantes. Na prática, a cada 100 alunos que entram na escola aos seis anos, apenas 26,7, ou seja, menos de 27, completam o ensino médio aos 19 anos. Então, é uma evasão assustadora”, conclui Leandro, explicando que a educação básica se reflete no ensino superior e que a análise dos números mostra o esforço necessário para mudar essa realidade.

Um dos caminhos para melhorar esses dados é o investimento em educação. Atualmente, o Instituto Federal de Alagoas está com o edital aberto para preencher vagas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio de Informática e Eletroeletrônica. Já na modalidade subsequente, para quem já terminou o ensino médio, são ofertados cursos técnicos de Eletroeletrônica e Logística. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro, pelo site www.exame.ifal.edu.br.