Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Ifal conquista 13 premiações na Mocitepial e tem oito projetos credenciados para eventos científicos
conteúdo

Notícias

Ifal conquista 13 premiações na Mocitepial e tem oito projetos credenciados para eventos científicos

Entre os projetos credenciados estão três para eventos internacionais no Peru, em Lisboa e em Londres

por Elaine Rodrigues publicado: 09/11/2018 17h33, última modificação: 09/11/2018 17h36

Os projetos desenvolvidos pelo Instituto Federal de Alagoas se destacaram na Mostra Científica e Tecnológica da Escola Epial, Mocitepial. Dos 15 projetos inscritos, 13 receberam premiações e oito foram credenciados para mostras e feiras científicas nacionais e até internacionais. A entrega das premiações foi feita na manhã desta sexta-feira, 9, no ginásio da Epial, em Arapiraca.

“Mais uma vez, vemos o reconhecimento de todo o trabalho desses meninos e dos orientadores. É importante ressaltar a qualidade dos projetos apresentados aqui, mas também a qualidade dos projetos para que sejam premiados. Ser reconhecido numa feira local, mas que tem uma premiação à distância, como Londres e Portugal, é também um incentivo para que outros projetos venham e sejam contemplados com premiações nesse nível”, afirma Augusto de Oliveira, coordenador de Pesquisa do Ifal Arapiraca.

Premiação5.jpeg

A Mostra está na quarta edição e reúne trabalhos científicos de alunos da rede pública. As criações e projetos foram expostos por dois dias, em estandes montados no pátio da escola. “A iniciação científica deve começar no ensino infantil. E é importante porque os meninos aprendem a ler. Hoje, nossos alunos não gostam de ler. E aí, quando eles aprendem a ler, eles sabem interpretar e aprendem as disciplinas”, explica Nadja de Souza, coordenadora da Mostra.

Premiações

Na categoria Agrária, ficou na primeira colocação o projeto do campus Santana do Ipanema “Psicultura: criação de tilápia como prática terapêutica na Fazenda da Esperança”. O trabalho é dos alunos Leonardo Feitoza da Silva e Nathanny Rhilary Monteiro Rocha, sob a orientação da professora Vitória Régia Ramos de Albuquerque Rocha Ramalho. O projeto também conseguiu credencial para a Muestra Cientifica Latinoamericana, no Peru.

Premiação21.jpegPremiação22.jpeg

Na categoria Ambiental, ficou em segundo lugar o projeto de São Miguel dos Campus: “Bibliotecas Sustentáveis”, dos alunos João Carlos Araújo Duarte, José Edílson dos Santos Júnior, Leandro Rodrigues dos Santos e Evelyn Monique Peixoto de Lima, sob a orientação da professora Wilma Karlla Paixão Silvestre. E ficou em quarto lugar o projeto de Arapiraca intitulado “Aquecedor solar de baixo custo”, dos alunos Matheus Breno dos Santos Moura e Socorro Larissa de Oliveira Silva, sob a orientação do professor Augusto de Oliveira. O trabalho conseguiu credencial para o Movimento Científico Norte Nordeste, o Mocinn.

Premiação20.jpegEm Ciências Biológicas, ficou em quarto lugar o projeto “Realidade aumentada: uma abordagem dinâmica no ensino dos biomas alagoanos para estudantes da educação básica”. Ele é do campus Arapiraca, dos alunos Dhiana Pereira da Silva, João Arthur e Guilherme Augusto Raimundo Cavalcante de Souza, orientado pelos professores Geraldo Ramires de Lima Júnior e Fernando Antônio Guimarães Tenório.

Premiação19.jpeg

Em Ciências Humanas, ficou na segunda colocação o projeto “Incidência de suicídio em Arapiraca: uma alternativa tecnológica para a prevenção”. A pesquisa foi feita no Ifal Arapiraca pelos estudantes Igor Silva de Oliveira e Mylena Ribeiro Duarte, com a orientação do professor Geraldo Ramires de Lima Júnior. O trabalho também conseguiu ser credenciado para o evento de Ciência da Universidade do Minho, em Portugal.

Premiação10.jpeg

Na categoria Exatas, três projetos do campus Arapiraca foram destaque “Análise de padrões físico-químicos e microbiológicos da água de cacimbas destinadas ao consumo dos moradores da cidade de Arapiraca” ficou com a primeira colocação. Ele foi feito pela estudante Natanielly de Oliveira, com a orientação do professor Fred A. R. Nogueira. O projeto também foi credenciado para a Infomatrix, a ser realizada em Santa Catarina. Premiação17.jpeg

Em segundo lugar, ficou o projeto “A influência da inclusão digital no ensino fundamental”, de José Alan da Costa e Renato Alves Timóteo Muniz, com a orientação do professor José Roberto de Almeida Lima. E na quarta colocação, ficou o projeto “Física em ação… e reação”, dos alunos Edenilson Miranda dos Santos, Matheus Breno dos Santos Moura e Vitória Maria de Oliveira Tavares Lima, com a orientação do professor José Leandro Costa Gomes. O trabalho também conseguiu credencial para o Mocinn.

Premiação18.jpegPremiação9.jpegPremiação13.jpeg

Na categoria Engenharia, o Ifal conquistou as quatro colocações, sendo a terceira em empate com outra instituição. Os três primeiros projetos são de Arapiraca. O primeiro é intitulado “Criação de uma ferramenta para diagnóstico e controle de recursos energéticos”, de Carmem Verônica e Júlia Beatriz, sob a orientação do professor Augusto de Oliveira. O trabalho também foi credenciado para a Feira Mineira de Iniciação Científica, em Minas Gerais. O segundo lugar ficou com o projeto “Helmsave – dispositivo de proteção para motociclistas”, das alunas Clara Firmino Cavalcante e Isadora Lima dos Santos, com a orientação do professor José Henrick Ramalho. O trabalho também foi credenciado para a Mostra de Ciência e Tecnologia da Escola do Açaí, no Pará. Em terceiro, ficou “Análise das instalações elétricas prediais quanto à proteção básica contra choques elétricos em residências da zona rural de Arapiraca”, de Ana Beatriz Catonio de Vasconcelos e Joyse Vitória Pascoal dos Santos, sob a orientação do professor Augusto de Oliveira. O trabalho também conquistou credencial para o London International Youth Science Forum, em Londres.

Premiação12.jpegE em quarto, ficou o projeto de São Miguel dos Campos, “Contribuição da segurança do trabalho na prevenção de contaminação de solos nas áreas de postos de combustíveis na cidade de Garanhuns/PE”, de Nayna Geisa de Santana e Maria Geovania dos Santos Costa, sob a orientação da professora Wilma Karlla Paixão Silvestre.

Premiação15.jpeg

E em Sociais Aplicadas/Outros, ficou em segundo o projeto do Ifal São Miguel dos Campos: “Alfabetização de Jovens e Adultos: um pedido de acesso à sociedade”, dos estudantes Patrícia Barros dos Santos e Dalvaní Maria dos Santos, sob a orientação da professora Káthia Maria Barros Leite. 

Veja a lista de projetos apresentados na Mostra!