Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Ifal comemora 10 anos de atuação em Arapiraca
conteúdo

Notícias

Ifal comemora 10 anos de atuação em Arapiraca

Durante o mês de setembro, redes sociais do campus vão publicar vídeos da comunidade acadêmica contando histórias vividas no Ifal Arapiraca
por Elaine Rodrigues publicado: 01/09/2020 08h37, última modificação: 02/09/2020 11h23
Exibir carrossel de imagens Primeira sede provisória contou com salas da Escola Hugo Lima

Primeira sede provisória contou com salas da Escola Hugo Lima

“Foi o melhor primeiro dia de aula, foi a melhor mudança de vida, foi a melhor escolha que eu fiz”. As palavras são da mestranda em Física Amanda Cardoso, aluna da primeira turma de Eletroeletrônica do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Arapiraca. Assim como a Amanda, de 2010 até hoje, cerca de 700 estudantes concluíram os estudos pelo campus, que é referência na oferta de educação profissional, científica e tecnológica no Agreste de Alagoas.

Na foto também estão o diretor-geral, Fábio Ribeiro, e o professor de Artes, Judivan LopesEm dez anos, o Ifal Arapiraca registra projetos premiados em eventos científicos, comemora conquistas em Olimpíadas do Conhecimento, nos esportes e, principalmente, celebra transformações de vida pela educação.

A unidade, que começou a funcionar provisoriamente com duas salas de aula e um laboratório, atualmente conta com uma sede própria, mais estrutura e é considerada a quarta melhor escola de Alagoas, entre as públicas e as privadas, de acordo com as notas do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os números do Enem também mostram que o Ifal Arapiraca lidera o ranking da rede pública de Alagoas pela quarta vez consecutiva e é considerada a melhor escola de Arapiraca.

Diretor-geral esteve na liderança do campus desde o início das atividadesPara o diretor-geral do campus, Fábio Ribeiro, que assumiu a gestão desde o início das atividades, essa primeira década começou com um sonho de melhorar a qualidade da educação profissional e tecnológica da região. “Hoje o campus se apresenta ainda como um sinal de esperança, portal de transformação de pessoas. Servidores e, principalmente, discentes. Se transformam, nos transformam. Cada dia olho para trás e vejo quanto já fizemos, sempre com a ajuda de muitos, quase todos. Construir uma instituição sólida, marcada por bons e excelentes resultados, nos faz acreditar na vida, acreditar no homem, acreditar no serviço público que pode e deve ser de excelência”.

Estudantes do Ifal Arapiraca em aulaAs transformações e histórias vividas pela comunidade acadêmica do Ifal Arapiraca passam pela dedicação e força de trabalho dos servidores e demais colaboradores. “Tivemos muita sorte com a nossa maravilhosa equipe. Nossos professores são os melhores, nossos técnicos não existem iguais em nenhum campus por aí, nossos alunos possuem a nossa marca. Me sinto honrado em estar à frente, por tanto tempo, de uma instituição tão importante”, garante o diretor.

Os números mostram o crescimento do campus. A unidade que começou com 20 servidores e quatro funcionários cedidos pela prefeitura do município, atualmente possui 96 servidores (incluindo três ex-alunos) e 29 terceirizados.

Toda a equipe se empenha para que o campus possa ofertar os cursos técnicos integrados ao ensino médio em Eletroeletrônica e Informática; os cursos técnicos subsequentes (para quem já concluiu o ensino médio) em Eletroeletrônica e Logística; as graduações em Sistemas de Informação e em Letras-Português; e as especializações em Ensino das Ciências e Matemática e Linguagem e Práticas Sociais.

Servidores ainda na sede provisória do campusNo pilar de todos esses cursos está a integração entre ensino, pesquisa e extensão, um modelo da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que vai além da formação profissional e prioriza a formação de cidadãos para o mundo.

Foi com esse incentivo, especialmente na área da pesquisa, que o estudante José Ismair de Oliveira saiu de São Sebastião e esteve no Paraguai e na Bélgica. Ele foi apresentar um projeto de pesquisa na área de Filosofia, orientado pelos professores Ellen Ramalho e Vagner Ramalho.

Foi o primeiro projeto de pesquisa do campus a ter premiação e repercussão internacional. “Tudo isso foi extremamente importante na minha formação, tanto durante o ensino médio, como hoje na universidade. Porque eu entrei com um outro pensamento em relação ao ensino, nesse sentido voltado à pesquisa, e na importância de se formarem pesquisadores, sobretudo no ensino médio. (…) Me moldou enquanto estudante, enquanto universitário, essa oportunidade que eu tive durante o ensino médio, lá no Instituto Federal”, conta Ismair, que é estudante do nono período do curso de Medicina da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

Obras e a sede própria

A história do Instituto Federal em Arapiraca começou com dificuldades. Ainda em junho de 2010, foi rescindido o contrato com a primeira construtora responsável pela obra da sede do campus, por falta de capacidade técnica e financeira da empresa. Depois, um novo processo foi feito e outras empresas assumiram a obra.

Servidores ainda na sede provisória do campusEnquanto aguardava a sede própria, o Ifal Arapiraca iniciou as atividades em salas emprestadas da Escola Municipal Hugo José Camelo de Lima. O Ifal tinha três salas para comportar duas salas de aula e um laboratório de Ciências. O laboratório de Informática era dividido com os estudantes da escola municipal.

Para o diretor-geral do campus Batalha Marcos Serafim, que foi chefe do Departamento Acadêmico do campus Arapiraca entre 2010 e 2014, as dificuldades também deram força e união à equipe. “Eu não tenho dúvidas de que dentro da trajetória do campus Arapiraca, dentro da sua história, vai ficar esse momento como um dos momentos mais férteis. Não só na história do campus Arapiraca, vai ficar na minha história também como um dos momentos da minha vida mais férteis, mais criativos, onde a gente resgata ou traz valores humanos como cooperação, colaboração e amizade”, lembra Serafim.

Depois da Escola Hugo Lima, a comunidade acadêmica ainda passou por outras duas sedes provisórias, uma na rua São Francisco e, logo depois, no bairro do Ouro Preto. A inauguração da sede própria foi realizada em outubro de 2018. Para quem acompanhou a trajetória do campus desde o início, a inauguração foi um momento marcante. “Eu tive a felicidade de estar no momento da grande realização, que foi a conquista da nossa sede, do nosso campus. Gente, que dia feliz! O dia da mudança, o dia em que houve a inauguração do campus. (…) O campus Arapiraca é um campus fantástico, maravilhoso. O tempo em que estive lá, os nove anos que passei no campus Arapiraca foram muito felizes”, lembra a professora Hosana Borges, que também foi chefe de Gabinete do campus.

Solenidade de inauguração contou com a presença do ministro da Educação e outras autoridadesDesde 2018, campus possui mais estrutura para ofertar os cursos

Os dois foram aprovados em Medicina pela UncisalA sede própria veio para dar mais estrutura na oferta do ensino público, gratuito e de qualidade aos estudantes. “O Instituto Federal de Alagoas é a educação que deu certo. É o modelo de educação que todos deveriam ter acesso porque quando todos têm acesso ao nível da educação que é ofertada no Instituto Federal, nós os alunos, os principais atingidos por isso, conseguimos alcançar o máximo do nosso potencial. E é isso que o Ifal me ofereceu, graças a competência do ensino do Ifal Arapiraca. Não só dos professores, como também de todos os funcionários”. O depoimento é do estudante de Medicina Jean Kleyton, que se formou em 2014, e é primo do José Ismair.

Dez anos de histórias

Depoimentos trazidos nesta reportagem (os da professora Hosana, do professor Serafim e dos egressos) vão ser disponibilizados em breve nas redes sociais do campus. Eles fazem parte de um concurso cultural lançado pela comissão organizadora dos eventos relacionados aos dez anos do Ifal Arapiraca.

Durante o mês de setembro, os vídeos enviados pelos participantes vão ser publicados para que a comunidade acadêmica possa recordar momentos e registrar o longo caminho percorrido pelo campus Arapiraca nesses dez anos de existência.