Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Ifal Arapiraca tem três trabalhos aprovados para a Mostra Nacional de Robótica em Salvador/BA

Evento acontece de 8 a 12 de outubro de 2023

por Roberta Rocha publicado: 06/09/2023 22h29, última modificação: 06/09/2023 22h29

Estudantes atuantes em três projetos do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca estão em contagem regressiva para apresentarem seus trabalhos na Mostra Nacional de Robótica 2023, que acontece de 8 a 12 de outubro, em Salvador/Ba. As iniciativas, orientadas pela docente Renata Imaculada Pereira, receberam a carta de aprovação para participar do evento na última segunda-feira (4).

O "Robô seguidor de linha 2WD com detecção de cores via LDR para OBR estadual",  desenvolvido pelos estudantes do curso técnico de Eletroeletrônica Taynnara Maria Medeiros, Ronald Lucas Nunes, Pedro Afonso Santos e José Artur Barbosa, é um dos projetos aprovados. O trabalho propôs a utilização de um sensor LDR em um robô seguidor de linha para atuar na identificação das cores verde e vermelho na pista da competição da Olimpíada Brasileira de Robótica - o que era uma limitação do modelo de robô utilizado anteriormente pelo grupo na disputa.

Já o trio formado por Tiago Emerson da Silva, João Pedro Mendes e Arthur Vinícius Andriow, também estudantes do curso técnico em Eletroeletrônica, desenvolveu um um robô móvel controlado remotamente. Intitulado "Desenvolvimento de robôs móveis baseados em ESP32 e Raspberry PI Pico W com acionamento remoto via wi-fi", o trabalho consistiu na utilização de microcontroladores específicos para garantir conectividade à Internet e, assim, permitir que as ações do robô em questão fossem controladas por meio de dispositivos como smartphones.

O terceiro trabalho do Campus Arapiraca eleito para compor a Mostra foi "Relato de experiência no Ifal Arapiraca: transformando a vida de estudantes da rede pública através de cursos de extensão em Robótica Educacional". Trata-se de um projeto extensionista responsável pela capacitação de 381 estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental de escolas municipais e estaduais de Arapiraca/AL e regiões circunvizinhas, por meio de aulas práticas no âmbito da Robótica Educacional e da Internet das Coisas.

Integram essa iniciativa, inscrita na modalidade de nível superior, os discentes Anne Karolyne Caetano, João Paulo Barbosa Nunes e Maria Vitória Santos Silva.

Evento - A Mostra Nacional de Robótica é uma mostra científica articulada por instituições públicas de ensino e pesquisa, que é realizada anualmente como forma de estimular o estudo e a pesquisa na área da Robótica de alunos do ensino fundamental, médio, técnico, graduação, pós-graduação ou pesquisadores da área. Os projetos mais bem avaliados concorrem a bolsas de Iniciação Científica Júnior CNPQ/MNR, para que o trabalho continue sendo desenvolvido.