Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Ifal Arapiraca vai receber aluno da Tailândia para intercâmbio

Ifal Arapiraca vai receber aluno da Tailândia para intercâmbio

Adolescente vai ficar cerca de um ano na instituição para aprender a Língua Portuguesa e vivenciar experiências brasileiras

por Elaine Rodrigues publicado: 15/05/2018 13h16, última modificação: 15/05/2018 13h23
Exibir carrossel de imagens Reunião ocorrida para discutir os detalhes do intercâmbio

Reunião ocorrida para discutir os detalhes do intercâmbio

Um adolescente do Norte da Tailândia vai ser aluno do Ifal Arapiraca durante cerca de um ano, a partir do mês de agosto. Ele vem ao Brasil para fazer um intercâmbio cultural e também vai dar aos alunos da instituição a oportunidade de aprender sobre a cultura do Sudeste asiático.

A coordenadora de Relações Institucionais do Ifal, Carla Real, explica que o Instituto Federal é parceiro da AFS Intercultura – uma organização internacional sem fins lucrativos que organiza o intercâmbio – e o Ifal fica responsável pela parte pedagógica e educacional.

Reunião ocorrida para discutir os detalhes do intercâmbio

“Atualmente nós temos dois alunos vindos de intercâmbio no Ifal, em Maceió. Uma aluna da Itália e um aluno da Tailândia. Os benefícios são muitos, como respeitar a cultura do outro e valorizar a nossa”, contou Carla. O intercâmbio cultural proporciona ao estudante o convívio com outra cultura e a aprendizagem de um outro idioma.

Carla Real e a voluntária da AFS, Camilla Thatiery, estiveram no campus para passar essas e outras informações à coordenadora de Formação Geral do campus, Waléria Ferreira, ao coordenador de Ensino, Vagner Ramalho, ao pedagogo Enildo Freire, e à coordenadora do curso de Informática, Cledja Rolim. Durante o tempo em que ficar no Brasil, o adolescente vai ser acolhido pela família da médica Michele Aquino, que também esteve no Ifal para conhecer a instituição.

Reunião ocorrida para discutir os detalhes do intercâmbio

O adolescente vai ser incluído na turma do 2º ano do curso técnico de Informática integrado ao Ensino Médio. Ele vai participar das aulas, fazer trabalhos e provas como os demais alunos. Mas entre as atividades escolares, ele vem para realizar o sonho de fazer amigos no Brasil, jogar futebol e ter uma família brasileira. No que depender do Ifal e da família que vai acolhê-lo, ele vai realizar os sonhos. “Os alunos já estão bastante ansiosos para conhecê-lo. Vai ser uma experiência muito boa para todos”, afirmou a professora Cledja. “Lá em casa estamos na expectativa. Tenho um filho de nove anos que também está aguardando ansioso para brincar com ele”, contou Michele.