Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Ifal Arapiraca vai ofertar dois cursos de graduação presenciais a partir de 2019

Projetos pedagógicos foram aprovados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do Ifal

por Elaine Rodrigues publicado: 14/11/2018 18h16, última modificação: 14/11/2018 18h23
Exibir carrossel de imagens A partir de 2019, instituição vai ofertar dois cursos de graduação presenciais

A partir de 2019, instituição vai ofertar dois cursos de graduação presenciais

Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio vai poder optar por dois cursos de graduação presenciais no Ifal Arapiraca. Já foram cadastrados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) os cursos de bacharelado em Sistemas de Informação noturno e de licenciatura em Letras-Português vespertino.

Os projetos pedagógicos dos cursos foram aprovados e autorizados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) do Ifal, na reunião ocorrida nessa terça-feira, 13. Antes, foi feito um estudo de viabilidade para avaliar a implantação dos cursos, que são os primeiros de graduação da forma presencial no campus Arapiraca.

A partir de 2019, serão ofertadas 40 vagas para cada curso. O de Sistemas de Informação é o único na região. “Em Arapiraca, não tem outro curso de Sistemas de Informação, o mais próximo da área é Ciências da Computação, mas é diurno, ofertado pela Ufal. E Sistemas de Informação nós só temos em Penedo”, contou Cledja Rolim, coordenadora do curso técnico de Informática, que esteve acompanhando a reunião em Maceió.

Professores do Ifal Arapiraca acompanharam a reunião do Cepe

Sobre a importância do curso, ela acrescenta: “o aluno tem uma visão da Informática e também algumas disciplinas relacionadas à Administração. Então, ele pode trabalhar em organizações privadas ou públicas, pode abrir o próprio negócio. Tem um mercado grande para atuar”.

A expectativa é que a graduação de Letras-Português também seja bastante procurada. “O curso é ofertado na Ufal, na Uneal e em faculdades particulares de Arapiraca. Mas só na Ufal e na Uneal, mais de 1200 pessoas se inscreveram e não conseguiram garantir a vaga. E, aqui, o curso terá uma identidade específica para as necessidades da região. Ele tem várias disciplinas optativas que são voltadas à linguística, são disciplinas que fazem o curso ser inovador porque ele tem uma abordagem bem pautada na linguística”, explicou Adriana Nunes, que vai coordenar a graduação. Ela ainda acrescentou o diferencial das literaturas. “A gente ofertará a literatura portuguesa, a brasileira, mas também as literaturas africanas de língua portuguesa e a literatura juvenil”.

E sobre a atuação dos novos licenciados, de acordo com o professor Wellington Barbosa, que acompanhou a reunião em Maceió, os futuros professores vão ter um bom mercado na região. “Somente em Arapiraca temos 55 escolas públicas de nível médio e fundamental com necessidade de professores formados na área. Fora escolas privadas e sem considerar os 20 municípios da região que o Ifal Arapiraca atende”.

Participaram da reunião os professores do campus Arapiraca Fernando Tenório, Cledja Rolim, Wellington Barbosa e Adriana Nunes, que vai coordenar o curso de Letras-Português. Já o coordenador do curso de Sistemas de Informação será o professor Társis Marinho. Na foto, o registro feito após a reunião, com as integrantes do Cepe, Margareth Nunes e Cledilma Ferreira.