Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Ifal Arapiraca vai debater lutas, desafios e resistências indígenas

Ifal Arapiraca vai debater lutas, desafios e resistências indígenas

I Abril Indígena está marcado para os dias 19 a 23, com discussões pelo Google Meet
por Elaine Rodrigues publicado: 15/04/2021 10h15, última modificação: 15/04/2021 10h15

A valorização da cultura indígena passa pelo conhecimento. É com esse objetivo que o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Arapiraca, apresenta o I Abril Indígena. Entre os dias 19 a 23 de abril, atividades virtuais vão abordar relatos, experiências e pesquisas com o intuito de dar visibilidade à atuação dos povos indígenas.

As atividades serão realizadas para a comunidade interna, pelo Google Meet (o link será divulgado diretamente aos integrantes do campus), sempre às 19h.

Confira a programação:

19/04 – Lutas, desafios e resistências indígenas, com Ivanilson Martins dos Santos, indígena da etnia Xokó.

20/04 – Do ensino integrado à universidade: relato da experiência discente indígena dentro e fora da sala de aula, com Ziel dos Santos Mendes, indígena da etnia Karapotó e estudante de Artes Visuais da (UFPE), e José Ismair de Oliveira, estudante de Medicina (Uncisal) e servidor público.

22/04 – A prática do esporte na perspectiva cultural indígena, com Karinne Coelho, professora de Educação Física do Ifal.

23/04 – Protagonismo e luta: ser indígena na sociedade informacional, com Angela Maria Araújo Leite, professora da Uneal e doutoranda pela UFRGS.

Neabi

O evento será realizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Ifal Arapiraca. “O Neabi é uma comunidade implantada no Ifal que objetiva incentivar a construção (e desconstrução) de conhecimento acerca da temática étnico-racial na sociedade brasileira, em especial, na alagoana, de tal modo a estimular ações que contribuam para a valorização histórica”, diz o grupo no perfil “NeabiArapiraca" do Instagram.

O Neabi em Arapiraca é formado por Rodrigo Abrahão, José Carlos Pessoa, Chrystian Santos da Silva, Igor Augusto Vasconcelos, Karinne Coelho, Alan Barbosa dos Santos, Alexya Raissa da Silva Santos, Allane Karine Ferreira da Silva, Carleane Pereira Melo, Maria Lays Almeida Santos e Taynara de Oliveira Silva.