Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Ifal Arapiraca sedia Fórum Participativo do Plano Plurianual de Alagoas

Ifal Arapiraca sedia Fórum Participativo do Plano Plurianual de Alagoas

Comunidade acadêmica e demais moradores da região foram convidados a participar da construção do instrumento
por Elaine Rodrigues publicado: 26/05/2023 13h54, última modificação: 26/05/2023 17h28
Exibir carrossel de imagens PPA é um dos principais instrumentos do planejamento do governo

PPA é um dos principais instrumentos do planejamento do governo

O auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Arapiraca, ficou lotado na manhã desta sexta-feira, 26, para receber o Fórum Participativo do Plano Plurianual de Alagoas (PPA). O PPA é o principal instrumento de planejamento da administração pública e indica as prioridades para a execução de políticas públicas em benefício da população.

Estudantes e servidores da instituição puderam acompanhar o evento. "Para nós que fazemos o Ifal Campus Arapiraca, é uma honra receber mais essa etapa do Plano Plurianual do Governo de Alagoas, um evento relevante para a nossa comunidade, para qualquer área que se pense em desenvolvimento aqui em Alagoas e, principalmente, para nós que fazemos parte da educação. Para o Ifal, receber um evento como esse é estar, sobretudo, à disposição da sociedade, cumprindo seu papel social e fazendo com que eventos dessa importância possam estar alinhados com o nosso fazer, em levar desenvolvimento e oportunidades para toda a sociedade", afirmou o diretor-geral do campus, Fábio Ribeiro.

Ifal sediou Fórum Participativo do PPAO governador de Alagoas, Paulo Dantas, lembrou que o PPA tem duração de quatro anos e deve ser elaborado por todas as entidades da federação. "Nós vamos fazer cumprir a lei dando oportunidade ao cidadão para sugerir o que é prioridade para ele". O secretário de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Gabriel Albino, também reforçou o caráter participativo da construção do PPA, "esse é o sexto fórum realizado para escutar a população, para poder alocar os recursos necessários para continuar o desenvolvimento de Alagoas".

PPA é um dos principais instrumentos de planejamento do governoO novo PPA estará em vigor de 2024 a 2027. A participação da população pode ser feita nas mais diversas áreas, como infraestrutura, habitação, saúde, segurança, educação, ciência, esporte, desenvolvimento econômico, turismo, meio ambiente, saneamento básico, segurança alimentar e cultura.

O PPA ainda vai ser discutido nos municípios de Palmeira dos Índios, Maragogi e Santana do Ipanema. E é possível participar com sugestões pela plataforma PPA Online até o final do mês de junho. Para contribuir, basta acessar o endereço eletrônico (ppa.al.gov.br), clicar na aba PARTICIPE e escrever o problema que precisa ser solucionado ou indicar uma sugestão.