Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Ifal Arapiraca recepciona novos estudantes e inicia ano letivo 2019

Ifal Arapiraca recepciona novos estudantes e inicia ano letivo 2019

Campus recebe as primeiras turmas dos cursos superiores de Letras-Português e Sistemas de Informação

por Elaine Rodrigues publicado: 14/02/2019 21h24, última modificação: 15/02/2019 09h24

Uma nova jornada começou nesta quinta-feira, 14, para os estudantes do Ifal Arapiraca. Professores, técnicos e toda a equipe de apoio acolheram alunos da casa e também participaram de aulas inaugurais com apresentações e orientações aos estudantes recém-chegados à instituição. As novas turmas formadas são as primeiras que vão estudar integralmente na sede própria do campus.

“Vocês estão ingressando em uma instituição pública de qualidade, vocês são vitoriosos, são privilegiados. Conseguiram, por mérito, o direito de estar aqui hoje. Para os do ensino médio integrado, vocês passaram no maior e mais concorrido exame que tivemos”, revela Fábio Ribeiro, diretor-geral do campus.

FábioRibeiro.jpeg

Fábio ainda ressaltou que a instituição também investe em pesquisa e extensão e que vem recebendo bons resultados pelo trabalho que realiza em Arapiraca desde 2010. “Em 2016, o campus Arapiraca foi considerado a melhor escola pública do estado de Alagoas. Com resultados dos nossos alunos pelo Enem, segundo dados publicados pela Folha de São Paulo. No Enem de 2017, que o resultado saiu em 2018, nós repetimos esse feito de melhor escola pública do estado de Alagoas e fomos considerados a melhor escola de Arapiraca, incluindo as particulares”. Outro bom resultado alcançado foi o do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017. De acordo com a pesquisa, o campus obteve a maior nota das escolas públicas e privadas de Arapiraca, empatado com uma escola privada. Além disso, possuiu a nota equiparada à média nacional das escolas privadas.

Aulainaugural2.jpeg

“Isso é resultado do trabalho dos nossos professores, da equipe de apoio, dos nossos técnicos, que fazem com que a qualidade do nosso trabalho aconteça na ponta, com vocês que são avaliados. Esse indicador não diz tudo que a gente faz e nesse indicador a gente já é o melhor. A gente faz além, a gente faz educação profissional, pesquisa e extensão. E isso nos dá uma garantia e dá a vocês também a garantia de um futuro promissor. Lógico que depende também de cada um de vocês. Algumas oportunidades certamente irão aparecer, mas é preciso estar atento”, alertou o diretor.

"Vocês estão ingressando em uma instituição pública de qualidade, vocês são vitoriosos, são privilegiados" (Fábio Ribeiro)

Novas turmas

Ingressaram no Ifal Arapiraca pouco mais de 200 novos estudantes dos cursos técnicos. Eles vão estudar em turmas de Informática e Eletroeletrônica manhã e tarde (cursos técnicos integrados ao ensino médio) e de Eletroeletrônica e Logística (cursos técnicos subsequentes do período noturno). A turma de Logística é a primeira a ingressar no campus.

Além desses estudantes, o Ifal recebeu as primeiras turmas de licenciatura em Letras-Português vespertino e do bacharelado em Sistemas de Informação noturno.

AdrianaNunes.jpeg

turmaLetras.jpeg

“O nosso curso de Letras-Português tem uma identidade diferente. Nós temos uma série de disciplinas que os outros cursos não têm. Por opção nossa, nós quisemos dar essa identidade, nós queremos um profissional, um egresso, que saia daqui com uma habilidade maior na área de Linguística porque nós sabemos que a demanda profissional hoje na docência de Língua Portuguesa é voltada à questão da leitura, da aprendizagem, que uma das maiores queixas nas escolas é de que os alunos não sabem ler corretamente, que são analfabetos funcionais ou algo assim. Nós precisamos de profissionais que possam estar não só na sala de aula - da educação básica, do ensino fundamental, do ensino médio -, mas que também sejam pesquisadores, que sejam palestrantes na área. Então, a ideia é que vocês saiam do curso não só professores de Língua Portuguesa, mas também pesquisadores em Linguística, em Literatura até porque nós queremos vocês aqui na nossa pós-graduação, no nosso mestrado, que espero que saia em breve, e, futuramente, no nosso doutorado”, explicou Adriana Nunes, coordenadora do curso de Letras-Português.

TársisMarinho.jpeg

SistemasDeInformação.jpeg

“Sistemas de Informação estuda fenômenos associados à aplicação das tecnologias de TI direcionados, principalmente, nos contextos das organizações. Então, nosso curso está, basicamente, direcionado ao mercado de trabalho. Aqui a gente vai aprender e vai ver tecnologias relacionadas à TI para que a gente possa aplicar isso no trabalho. E temos feito o máximo para que vocês tenham essa formação com qualidade. Isso é refletido no nosso corpo docente, a gente tem um corpo docente muito bem qualificado, todos muito competentes”, ressaltou Társis Marinho, coordenador do curso de Sistemas de Informação.