Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Ifal Arapiraca realiza 1ª Jornada de Planejamento Docente 2018

Ifal Arapiraca realiza 1ª Jornada de Planejamento Docente 2018

Professores e técnicos discutiram métodos de promover a Educação Inclusiva e a implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

por Elaine Rodrigues publicado: 17/01/2018 09h30, última modificação: 17/01/2018 10h03

A terça-feira, 16, foi marcada por discussões e pelo planejamento de ações para o ano letivo de 2018 no Ifal Arapiraca. Professores e a equipe técnica se reuniram na 1ª Jornada de Planejamento Docente, uma atividade que teve o objetivo de alinhar as estratégias para o início das aulas, marcado para o dia 21 de fevereiro.

Entre os assuntos debatidos no evento se destacaram a Educação Inclusiva e a implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos no campus. O evento foi organizado pelos professores Waléria Ferreira, coordenadora de Formação Geral, Cledja Rolim, coordenadora de Informática, e José Arnóbio de Araújo Júnior, coordenador de Eletroeletrônica.

Neste ano, o Ifal Arapiraca deve receber três alunos surdos e a instituição se preocupa em estar bem preparada para ajudá-los. Por isso, a professora Waléria Ferreira falou sobre a presença dos surdos na história e os processos educacionais desenvolvidos para possibilitar a comunicação com eles. Também foram convidados a palestrar sobre o tema a neuropsicóloga Ana Paula Rios e o tradutor e intérprete em Libras, Deyvisson de Souza.

De acordo com Deyvisson de Souza, associações e profissionais que atuam nessa área estimam que existem três a quatro mil surdos em Arapiraca. A inclusão no ambiente escolar ainda é um desafio, principalmente pela comunicação. Por isso, ele ressaltou a importância de estimular o ensino de Libras e chegou a mostrar aos presentes o sinal do Ifal em Libras.

Para Ana Paula Rios também é preciso que os educadores olhem para as competências dos alunos com surdez e com outras limitações. Ela chegou a citar Paulo Freire, quando disse que a inclusão de verdade acontece quando a gente aprende com as diferenças e não com as igualdades. “Não somos nós que vamos fechar as portas, não somos nós, que como educadores, vamos dizer você não pode estar aqui”, ressaltou.

Coleta seletiva

Outra discussão promovida pela Jornada foi a da implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos no campus Arapiraca. A coordenadora de Educação Ambiental e de Resíduos Sólidos do município, Patrícia Albuquerque, foi convidada a palestrar sobre o assunto. Ela falou sobre a importância da reciclagem e enfatizou que, no ambiente escolar, o tema deve ser tratado de forma multidisciplinar.

A professora Adriana Santana, integrante da Comissão de Sustentabilidade do campus, anunciou que em breve deve ser implantada a coleta seletiva na instituição. As alunas do 2º ano de Eletroeletrônica Dayrla Barbosa da Silva e Letícia de Oliveira da Silva confeccionaram lixeiras que foram apresentadas à equipe durante o evento. “A ideia deve ser replicada para que o instituto possa participar dessa ação de Educação Ambiental. E o lixo recolhido deve ser destinado à Associação dos Catadores de Arapiraca, a Ascara”, explicou a professora.