Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Ifal Arapiraca promove sessões de reiki para os servidores

Ifal Arapiraca promove sessões de reiki para os servidores

Ação desenvolvida pelo Setor de Enfermagem mudou a rotina dos integrantes da instituição

por Elaine Rodrigues publicado: 13/02/2019 16h43, última modificação: 13/02/2019 16h43

A sala de aula deu lugar a um ambiente relaxante. Incenso, música de meditação e um clima harmônico convidavam os servidores do Ifal Arapiraca a uma sessão de reiki. A técnica foi aplicada na manhã desta terça-feira, 13, pelo terapeuta reikiano Daniel de Oliveira, convidado pelo Setor de Enfermagem do campus.

Daniel de Oliveira atua com técnicas orientais. Ele é formado pelo Instituto Reiki Master e pela mestre Diva Ribeiroa, que atualmente vive na Índia e de vez em quando vem ao Brasil ministrar cursos da área. Ele também tem experiência com medicina tradicional chinesa, entre outras técnicas.

O objetivo da prática terapêutica é fazer o alinhamento energético da pessoa. As sessões servem para quem quer relaxamento e mais qualidade de vida, mas também ajudam a combater dores, melhorar a qualidade do sono, fortalecer o sistema imunológico e equilibrar problemas emocionais, entre outros benefícios. “É uma técnica complementar. Alivia dores, é bom para quem tem ansiedade, para quem tem insônia, atua em todos os sentidos, emocional, espiritual, físico e mental”, resume Daniel.

Reiki2.jpeg

Depois da sessão, a pedagoga Sheila Silva saiu da sala renovada. “Uma ação como essa revigora a pessoa e, consequentemente, o profissional. A produtividade já é outra. Como atendemos ao público, estamos aqui para servir, então, muitas vezes lidamos com gente atribulada, cansada, sempre em busca de uma resposta. E quando a gente dá essa resposta com uma energia melhor, não é só um retorno técnico”.

Para quem não teve a oportunidade de fazer a sessão, o terapeuta passa algumas dicas para o dia a dia e começa com um questionamento. “Quanto tempo você tira para olhar para si? Principalmente quando a gente acorda e quando vai dormir, devemos aproveitar esses momentos. É o momento que você tem para se dedicar a você e a gente pode aliviar as tensões, aliviar as cargas. Muitas delas são porque a gente acaba absorvendo situações diversas e, então, é bom parar para focar um pouco na respiração, se olhar de dentro para fora. Às vezes, a gente julga tudo, todas as situações e esquece que é preciso estar bem para suportar o que tem por vir”, explicou Daniel.

Auriculoterapia

A técnica chinesa que faz uso de grãos de mostarda para ativar pontos específicos na orelha é outra terapia alternativa aplicada no Ifal Arapiraca. De acordo com a enfermeira Thayná Samilla, o tratamento complementar pode eliminar dores no corpo, rinite, ansiedade e depressão, entre outros problemas.

As sessões são abertas a estudantes e profissionais que atuam no campus. Para dar início ao tratamento, basta procurar pela Thayná ou pelo técnico em Enfermagem, Hermanes Abreu.