Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Ifal Arapiraca oferta cursos de verão na área de Informática

Ifal Arapiraca oferta cursos de verão na área de Informática

Estudantes da instituição e da comunidade externa podem participar!

por Elaine Rodrigues publicado: 08/01/2019 11h13, última modificação: 08/01/2019 11h13

Estão abertas as inscrições para os cursos de verão de Informática do Ifal Arapiraca. Os professores Felipe Lopes e Bruno Rafael Souza vão ministrar os cursos presenciais de Introdução à Aprendizagem de Máquina e Django. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira, 11, por formulário eletrônico. Os cursos são destinados aos alunos da instituição, mas um percentual das vagas será destinado ao público externo.

De acordo com o professor Felipe, a Aprendizagem de Máquina faz parte de uma das carreiras mais promissoras na área de tecnologia. “Através da união da computação com matemática e estatística, neste curso, o aluno irá conhecer o processo ‘fim-a-fim’ e os principais conceitos envolvidos em Aprendizagem de Máquina, além de entender a utilização destes conceitos em diversas áreas (e.g., medicina, entretenimento, eletrônica) e desenvolver os primeiros algoritmos de classificação e predição”, explica o professor.

As aulas começam no dia 16 de janeiro, às 8h, e são voltadas para estudantes a partir do 2º ano do Ensino Médio, que já tenham noções de programação. As tecnologias a serem usadas são planilha eletrônica e Python (biblioteca scikit).

Já o curso de Django começa no dia 14 de janeiro, às 9h. O professor Bruno conta que Django é um framework web de alto nível escrito em Python que estimula o desenvolvimento rápido e limpo. “Desenvolvido e utilizado por mais de dois anos em uma operação ágil de notícias online, Django foi projetado para lidar com dois desafios: os prazos apertados de uma redação e os requisitos rígidos dos experientes desenvolvedores web que o criaram”. “Para entender para quê o Django de fato serve, precisamos olhar os servidores mais de perto. Primeiramente, o servidor precisa saber que você quer que ele te sirva uma página web. Imagine uma caixa de correio (porta) que monitora cartas recebidas (requisição). Isso é feito por um servidor web. O servidor web lê a carta e então envia a resposta com uma página web. Mas quando quer enviar alguma coisa, você precisa ter um conteúdo. O Django vai te ajudar a criar esse conteúdo”, explica.

O curso vai reunir aulas teóricas e práticas e serão abordados assuntos como introdução ao Django e a estrutura básica do framework. É recomendável que o estudante interessado no curso já tenha noções básicas de Python e Orientação a Objetos.

Faça a inscrição!