Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Ifal Arapiraca oferta 80 vagas pelo Sisu

Ifal Arapiraca oferta 80 vagas pelo Sisu

Candidatos podem escolher entre os cursos de Letras-Português e Sistemas de Informação
por Elaine Rodrigues publicado: 05/04/2021 12h34, última modificação: 07/04/2021 11h31
Inscrições podem ser feitas do dia 6 ao dia 9 de abril

Começam nesta terça-feira, 6, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Até sexta-feira, dia 9, os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem se inscrever para os cursos de nível superior de várias instituições brasileiras, incluindo o Instituto Federal de Alagoas (Ifal). A instituição oferta 700 vagas em 19 cursos entre bacharelados, licenciaturas e cursos tecnológicos. No Campus Arapiraca são 80 vagas, distribuídas em dois cursos.

Os participantes do Enem que optarem pelo Campus Arapiraca podem se inscrever para a Licenciatura em Letras-Português, no turno vespertino, ou para o Bacharelado em Sistemas de Informação, no turno noturno. Para cada curso são ofertadas 40 vagas, incluindo ações afirmativas como vagas reservadas a candidatos de baixa renda, entre outras opções.

De acordo com o calendário do campus para o ano letivo 2021, as aulas nos cursos devem começar no dia 20 de maio. A previsão para a duração de cada curso é de quatro anos, divididos em oito semestres.

Letras-Português

O curso de Letras-Português tem duração prevista de quatro anos e com a graduação, o estudante deverá compreender a prática docente como um processo dinâmico e espaço de criação, reflexão e recriação de conhecimentos; compreender a língua enquanto construção humana, gerada dentro de um contexto cultural, social e econômico; interagir na sociedade, com uma visão crítica que lhe permita diferentes leituras da realidade em que vai atuar, com profissionalismo, encarando a docência como profissão de dimensão social e transformadora.

Depois da formação, o profissional de Letras vai lidar com diferentes linguagens nos contextos oral e escrito e com competência para formar leitores críticos e produtores de textos de diferentes gêneros e tipos textuais e registros linguísticos, levando em conta as novas tecnologias da informação aplicáveis ao ensino. O curso propõe reflexões teórica e crítica sobre a linguagem, para fazer uso de novas tecnologias e o estudante vai compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente; buscar soluções políticas, pedagógicas e técnicas para questões inerentes à sociedade. Também vai desenvolver uma visão crítica dos problemas educacionais brasileiros, construindo coletivamente soluções compatíveis com os contextos em que atua e identificar problemas que afetam o processo de ensino-aprendizagem, propondo soluções.

Sistemas de Informação

O bacharel em Sistemas da Informação atua propositivamente especificando, desenvolvendo, testando, implantando e gerenciando soluções computacionais complexas em atendimento as necessidades dos variados domínios de aplicações dos setores público, privado e não governamental. Combina técnicas e modelos das áreas de Ciência da Computação, Matemática e Administração, visando a construção de soluções baseadas em tecnologia da informação, favorecendo mudanças no contexto organizacional.

O curso vai ofertar conhecimento para o profissional identificar, planejar e gerenciar as demandas de infraestrutura de tecnologia da informação para suportar os processos organizacionais baseados em sistemas de informação; comparar soluções alternativas para demandas organizacionais, incluindo a análise de risco e integração de sistemas legados; gerenciar a segurança da informação dos sistemas e da infraestrutura tecnológica das organizações.

O estudante também terá conhecimentos para administrar projetos de TI considerando os aspectos de risco, custo, qualidade, mudança, escalabilidade e integração da solução proposta; atuar com uma visão interdisciplinar, humanística, ética e crítica acerca do impacto da tecnologia na sociedade e no meio ambiente; fomentar, de forma colaborativa e inovadora, o empreendedorismo digital em ecossistemas locais, regionais e nacionais, em atendimento as suas demandas sociais e tecnológicas.

Sobre o Sisu 2021

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de terça até a sexta-feira por estudantes que participaram do Enem de 2020, na página do SiSU. Neste mesmo endereço eletrônico será divulgado o resultado, no dia 13 de abril (chamada única) e as orientações para as matrículas, que de forma geral devem ocorrer entre 14 e 19 de abril.

registrado em: