Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Ifal Arapiraca oferta 144 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio

Ifal Arapiraca oferta 144 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio

Inscrições no processo seletivo ficam abertas até 3 de novembro

por Roberta Rocha publicado: 10/10/2023 09h56, última modificação: 20/10/2023 15h05

Estão abertas, até o dia 3 de novembro, as inscrições no Exame de Seleção 2024.1 para o preenchimento de 3020 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Alagoas - Ifal.

Essas vagas estão distribuídas pelas unidades de ensino da instituição em todo o estado e 144 delas são para o Campus Arapiraca, nas áreas de Eletroeletrônica e Informática. O pré-requisito é ter concluído o Ensino Fundamental até a data da matrícula.

Há vagas nos turnos matutino e vespertino. A distribuição da oferta pode ser conferida no quadro de vagas do edital.

Acesse o Edital nº 49/2023 na página da Copeve, organizadora do certame!

Inscrição - Para concorrer, é necessário primeiro se cadastrar no sistema da Copeve e, em seguida, preencher o requerimento de inscrição on-line, no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br/sistema.

Candidatos/as da Reserva de Vagas - Cotas são isentos da taxa de inscrição. Pode concorrer nessa situação quem nunca estudou em escola privada, ou seja, cursou integralmente o ensino fundamental na rede pública de ensino. Nesse caso,  o/a candidato deve apontar a Ação Afirmativa em que se encaixa, conforme as seguintes categorias: L2 – Pretos, Pardos ou Indígenas (renda per capita até 1,5 salário-mínimo); L1 – Outras Etnias (renda per capita até 1,5 salário-mínimo); L6 – Pretos, Pardos ou Indígenas (independente de renda); L5 – Outras Etnias (independente de renda); L10 – Pessoa com Deficiência (renda per capita até 1,5 salário-mínimo); L14 – Pessoa com Deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (independente de renda).

Para candidatos da Ampla Concorrência a taxa de inscrição custa R$50,00 (cinquenta reais). Isso inclui quem fez o ensino fundamental em escola privada ou cursou qualquer ano/série em escola privada, ainda que como bolsista, além de estudantes provenientes de escolas cenecistas, filantrópicas ou confessionais. Nesse caso, os/as candidatos/as devem imprimir a Guia de Recolhimento da União – GRU no valor citado e pagá-la em uma das agências do Banco do Brasil.

Um ponto de grande atenção no momento da inscrição deve ser a escolha do Campus, Curso, Horário, Situação ou Ação Afirmativa, pois não será possível alterar essas opções depois de efetuar a inscrição.

Candidatos/as com alguma condição especial, como ser lactante, usar aparelho auditivo, tornozeleira eletrônica de monitoramento, equipamentos de medição de glicose ou pressão, devem preencher o requerimento disponível no ato da inscrição no site e encaminhar à Copeve o laudo médico alegando a condição.

Prova - Esta edição do Exame de Seleção marca o retorno da realização da prova escrita, que será composta por 40 (quarenta) questões, sendo 18 de Português, 18 de Matemática e 04 (quatro) de Atualidades (Geografia / História).

A aplicação da prova ocorrerá no dia 3 de dezembro de 2023, com duração de 3h30min, nos locais e horários a serem divulgados no Cartão de Inscrição. O/a candidato/a deverá comparecer, no horário e local indicados, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta fabricada em material transparente, Cartão de Inscrição e documento oficial de identidade ou equivalente.

O gabarito será divulgado dia 4 de dezembro e a lista com o resultado estará disponível em 22 de dezembro de 2023.

Notícia relacionadaIfal oferta 3.020 vagas em 40 cursos técnicos integrados ao ensino médio em 2024.1

Conheça um pouco mais sobre o Campus Arapiraca abaixo: