Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Ifal Arapiraca no topo: projeto de extensão Toque Sustentável vence a maior premiação de conferência nacional de sustentabilidade
conteúdo

Notícias

Ifal Arapiraca no topo: projeto de extensão Toque Sustentável vence a maior premiação de conferência nacional de sustentabilidade

Equipe alagoana recebeu o resultado durante o encerramento do evento na capital capixaba

por Roberta Rocha publicado: 16/06/2025 17h33, última modificação: 17/06/2025 07h50

O projeto de extensão Toque Sustentável, do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca, faturou o 1º lugar na Jornada Científica da Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025, realizada em Vitória/ES. O evento, que busca soluções sustentáveis para desafios socioambientais da atualidade, começou no dia 11 de junho e encerrou na noite da última sexta-feira (13), com a premiação dos dois melhores trabalhos expostos na conferência.

Focado na promoção de educação inclusiva com uso de materiais recicláveis, o Toque Sustentável foi responsável pela produção de recursos táteis de aprendizagem para crianças e adultos/as atendidos/as pela Associação dos Deficientes Físicos e Mental de Arapiraca - Adfima. 

Toque Sustentável em premiação nacionalCom a vitória entre quase cem propostas inscritas de todo o país, a equipe alagoana recebeu um certificado de excelência científica e um cheque no valor R$3.000,00. A banca julgadora, segundo o regulamento da Jornada Científica da conferência, fez a seleção com base em critérios de inovação e impacto. 

"Essa conquista representa muito: o trabalho que fazemos, o interesse dos alunos por ensino e extensão; o apoio dado pela gestão do Campus Arapiraca e Reitoria; o apoio dos colegas, os anseios da sociedade. Ter o Toque Sustentável, feito em parceria com a Adfima, reconhecido nacionalmente é orgulho nosso e de toda a Rede Federal de Educação", comemorou a coordenadora. 

"Conseguimos unir três vertentes extremamente importantes: sustentabilidade, tecnologia e inclusão, fazendo com que o público-alvo do projeto, pessoas com deficiência visual, fossem sensibilizados quanto às causas ambientais. Conseguimos falar sobre sustentabilidade de forma simples e ao mesmo tempo inovadora, inserindo a temática além dos muros da escola", apontou a docente de Geografia Adriana Santana, coordenadora da ação extensionista. 

Os/as graduandos/as de Sistemas de Informação Cayo Henrique Freitas, Anna Clara Lins, Lívia Francielly Lino, Jousiclécia Almeida e Mauro Santos da Paz, integrantes da equipe Toque Sustentável, também comemoraram o reconhecimento obtido na ocasião.

"A gente ficou chocado. Além ter levado o nome do Ifal para Vitória do Espírito Santo, o projeto foi muito bem reconhecido: pelo professor avaliador, pela comissão organizadora. A gente teve um suporte incrível do evento. O pessoal achou a pauta muito atual e muito interessante, misturando sustentabilidade com acessibilidade. A professora Adriana foi tietada o tempo inteiro, gravou entrevista, gravou podcast, fez discurso. Foi muito gratificante para todo mundo", detalhou Anna Clara.

A estudante com deficiência visual Jousiclécia Almeida destacou a importância do prêmio para dar visibilidade à iniciativa, aumentando seu alcance para outros estados brasileiros, de modo a possibilitar que seja replicada por um número maior de pessoas. "Fico imensamente feliz, como PCD, por ter sido uma das autoras. Conseguimos mostrar que é possível aprender de forma reciclável e acessível. E que as pessoas com deficiência visual também podem, por meio de materiais táteis, ter a mesma compreensão [dos conteúdos ensinados] que os demais", pontuou.

Projeto Toque SustentávelEntre os recursos confeccionados pelo Toque Sustentável, estão a tabela periódica tátil, cubo sensorial, jogo da memória, relógio e alfabeto táteis. O passo a passo da produção desses itens está disponível no site Toque Sustentável, com tutoriais, textos explicativos e relatos de experiência.

Elaborada pelo grupo, a plataforma digital tem o intuito de disseminar o conhecimento adquirido para profissionais dispostos/as a integrar práticas sustentáveis e inclusivas em suas atividades educacionais. 

Sobre a Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil

A Conferência é organizada pelo Instituto Sustentabilidade Brasil - ISB em parceria com outros órgãos. Trata-se de uma etapa oficial de preparação para a COP30 - a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a ser realizada em Belém/PA, em novembro deste ano. 

Com painéis temáticos, Grupos Técnicos de Trabalho e Jornada Científica, o evento reúne governo federal, estadual, sociedade civil, setor privado e academia, para discutir encaminhamentos em torno de temas como transição energética, finanças e infraestrutura verde, justiça climática e economia circular.