Notícias
Ifal Arapiraca inicia oferta de curso subsequente em Eletrotécnica; saiba como concorrer a uma das 40 vagas
Oportunidade é para quem tiver o ensino médio completo até a data da matrícula
O Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca abre, nesta quarta-feira (24), as inscrições no processo seletivo para a primeira turma do curso técnico subsequente em Eletrotécnica. Ao todo, são 40 vagas gratuitas destinadas a candidatos/as que já concluíram o ensino médio, para ingresso no segundo semestre letivo de 2026.
O curso será ofertado no período noturno. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 12 de julho, na página exame.ifal.edu.br.
O processo seletivo será realizado com base nas médias de Língua Portuguesa e Matemática obtidas no ensino médio ou em certificações equivalentes, conforme as regras estabelecidas no edital.
Das 40 vagas ofertadas, 12 são destinadas à ampla concorrência e 28 reservadas para ações afirmativas, contemplando estudantes oriundos da rede pública, pessoas pretas, pardas e indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
O resultado preliminar está previsto para o dia 16 de julho, o resultado final para 24 de julho e as matrículas dos/as candidatos/as classificados/as ocorrerão em 29 de julho.
Novidade - A estreia do curso marca uma nova etapa na formação profissional ofertada pelo campus, que até o processo seletivo de 2023 oferecia vagas no curso subsequente em Eletroeletrônica. A mudança de área está alinhada às demandas atuais do setor elétrico e à expansão de tecnologias na matriz energética e automação.
O objetivo é habilitar profissionais para atuar em projetos, instalação, operação e manutenção de sistemas elétricos residenciais, comerciais e industriais, além de atividades relacionadas à geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.