Notícias
Ifal Arapiraca inicia inventário patrimonial e informa sobre proibição de movimentação de bens no período
O Instituto Federal de Alagoas - Ifal iniciou, nessa segunda-feira (29), o processo anual de Inventário Patrimonial. É o momento de realizar a verificação física dos bens móveis permanentes localizados nas unidades administrativas da instituição, incluindo o Campus Arapiraca.
Após a etapa preliminar de divulgação e regulamentação da Comissão Local de Inventário, começa o levantamento do acervo patrimonial, com a contagem e a avaliação do estado de conservação e uso dos bens. Nesse período, de 13 de outubro a 21 de novembro, fica proibida a movimentação física dos bens entre os ambientes organizacionais. O objetivo é garantir a regularidade e a fidedignidade do inventário.
Entenda o procedimento
Após o levantamento de bens, os dados coletados são inseridos no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos - Sipac. Em seguida, a gestão patrimonial da unidade efetua as análises, os ajustes necessários e emite o relatório final para anuência e aprovação da Direção-geral. No documento, são apontados os eventuais bens não localizados, os bens considerados inservíveis e ociosos, bem como a atualização dos valores depreciáveis de cada um.
Essa apuração, baseada no controle e prestação de contas dos bens patrimoniais e de seus responsáveis, permite identificar e regularizar eventuais inconsistências.
Além de ser uma exigência legal, o diagnóstico periódico não serve somente para a gestão patrimonial da instituição: é uma forma de estimular o zelo pelo patrimônio público e resguardar os servidores, que legalmente são responsáveis pelos bens que estão sob sua guarda e uso.
Por possibilitar uma revisão constante da localização, do estado de conservação e da avaliação dos bens, o Inventário mantém os servidores atualizados sobre a situação de cada recurso e pode evitar futuras responsabilizações.