Notícias
Ifal Arapiraca inaugura novo campus no dia 26 de outubro
A sede própria conta com biblioteca, auditório, laboratórios, ginásio de esportes, salas de aula, campo de futebol e espaços de convivência para alunos, servidores e colaboradores
São oito anos de história promovendo a Educação Profissional em Arapiraca e, no final deste mês, o Instituto Federal de Alagoas inaugura a sede própria do campus Arapiraca, que fica na rodovia estadual AL-110, na saída para o município de Taquarana, no bairro Senador Arnon de Melo. A inauguração da unidade está marcada para o dia 26 de outubro. A cerimônia oficial começará às 10h, com autoridades e integrantes da instituição. As atividades de inauguração continuam à tarde, com um momento especial voltado para alunos, ex-alunos e a comunidade em geral que integra o Ifal Arapiraca.
A nova sede acolhe cerca de mil alunos e 85 servidores que atuam na instituição, além de colaboradores. Atualmente, o campus atende a comunidade do município e cerca de 20 cidades vizinhas. A instituição oferece cursos técnicos integrados de Informática e Eletroeletrônica durante o dia, além do curso subsequente de Eletroeletrônica noturno. Também há pós-graduação de Ensino das Ciências e Matemática e Linguagem e Práticas Sociais. A instituição ainda é polo de cursos de licenciatura à distância de Ciências Biológicas e Letras/Português.
O campus também promove atividades de Pesquisa e Extensão. Entre as ações de Extensão, está o ProIfal, um reforço para os alunos que pretendem fazer o Exame de Seleção para um dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no Ifal. Alunos já matriculados na instituição, sob a orientação de professores, dão aulas de Português e Matemática para cerca de 160 jovens que têm o interesse de fazer a prova.
No primeiro semestre de 2019, mais 224 vagas para cursos técnicos devem ser preenchidas. Uma das novidades é o novo curso técnico subsequente de Logística. E novos cursos devem ser implementados nos próximos anos.
“O campus Arapiraca ainda vai crescer mais, pela importância geográfica, pela importância econômica, pela importância da cidade. Nós teremos o campus ainda maior. Esse é o primeiro prédio, mas ainda teremos uma expansão, onde as vagas serão ampliadas”, garantiu o diretor-geral da unidade, Fábio Ribeiro.
Resultados
Não há no Brasil uma pesquisa sobre o ensino técnico profissionalizante, mas o Ifal vem sendo analisado quanto ao ensino médio ofertado aos estudantes. Na pesquisa mais recente, do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017, o campus obteve a maior nota das escolas públicas (pela segunda vez consecutiva) e privadas de Arapiraca, empatado com uma escola privada. Além disso, possuiu nota equiparada à média nacional das escolas privadas.
Já em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, o campus conquistou a primeira posição entre as escolas da rede pública do Estado e, contabilizando também as escolas da rede particular, aparece em primeiro lugar no município de Arapiraca e entre as dez melhores instituições de Alagoas, na nona colocação. Os dados são da Folha de São Paulo, em relação às notas do Enem 2017.
Nova sede
A área total do terreno do Ifal é de quase 60 mil m² e a área construída é de 5.577,39m². O prédio conta com 13 salas de aula, laboratórios, quadra de esportes, campo de futebol, refeitório, áreas de lazer e espaços destinados à convivência. Ainda possui auditório com capacidade para cerca de 170 pessoas e biblioteca com dois pavimentos, com áreas reservadas para estudo e espaço com computadores para acesso dos alunos. O prédio é totalmente acessível, inclusive com elevadores para cadeirantes. O local também comporta estacionamento e uma área verde que deve ser destinada para o cultivo de horta orgânica.
“A instituição está cumprindo o seu papel na cidade, não só aqui, mas nas regiões circunvizinhas e fazemos isso com muito afinco, com a dedicação de nossos professores, dos nossos técnicos administrativos e demais colaboradores. Sempre tenho dito que tive sorte em ter aqui em Arapiraca uma equipe tão boa, que certamente nos levará a patamares ainda maiores. E isso já está ocorrendo”, finaliza Fábio Ribeiro.