Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Ifal Arapiraca entrega medalhas aos destaques da Olimpíada de Astronomia e da Mostra de Foguetes

Competições foram realizadas em 2017; neste ano a instituição também vem se destacando nas disputas

por Elaine Rodrigues publicado: 24/09/2018 14h55, última modificação: 24/09/2018 14h58
Exibir carrossel de imagens Medalhas foram entregues por professores e pelo diretor Fábio Ribeiro

Medalhas foram entregues por professores e pelo diretor Fábio Ribeiro

Os conhecimentos em Física e as pesquisas em Astronomia garantiram medalhas para sete estudantes do Ifal Arapiraca na Olimpíada Brasileira de Astronomia, OBA, e na Mostra Brasileira de Foguetes, Mobfog, realizadas em 2017. A comissão organizadora das provas liberou as medalhas recentemente e elas foram entregues aos alunos no campus Arapiraca.

Na OBA se destacaram Lucas Whyndson Pereira da Paz, que conquistou a medalha de ouro; Gabriel de Farias Neto, que recebeu a medalha de prata; Filipe de Barros Souza, que também recebeu a medalha de prata; Arthur Vinícius Rozendo Santos, que ficou com a medalha de bronze; e Carlos Eduardo Leonel dos Santos, também com o bronze.

Lucas da Paz recebendo a medalha

“Participar da OBA foi uma experiência incrível. Ganhar a medalha significa o reconhecimento do nosso esforço, do nosso estudo. E eu agradeço o empenho dos professores em nos ajudar nessa jornada que é de buscar o conhecimento”, contou Lucas.

Filipe lembrou também das pesquisas, que agregaram conhecimento nessa jornada. “Eu acredito que todas as olimpíadas, em especial a OBA e a Mobfog, tratam o conteúdo de uma maneira diferente que a gente vê na escola. E isso é muito interessante, uma vez que nos incentiva a procurar mais sobre determinados conteúdos. No caso da Olimpíada de Astronomia, a procurar mais sobre assuntos relacionados à astronomia. E isso agrega conhecimentos e experiências para a vida inteira”, explicou.

Carlos Eduardo recebendo a medalha

Filipe Souza recebendo a medalhaGabriel Neto recebendo a medalha

Para Carlos Eduardo, a experiência de ter participado da competição em 2016 o ajudou a conquistar a medalha em 2017. “Achei muito interessante a olimpíada, a proposta, as questões que fazem o estudante pensar sobre as ciências como um todo, a parte da física, da astronomia. Para o ano de 2017, me preparei um pouco, vi melhor o site da OBA e consegui ganhar a medalha de bronze. E é uma experiência muito boa porque agrega muito fazer uma prova desse tipo, além de ajudar bastante o raciocínio”.

“Todas as olimpíadas do conhecimento têm dois intuitos: o primeiro é incentivar os alunos a buscar mais conhecimento, a entrelaçar esse conhecimento com coisas do dia a dia, e a segunda é descobrir novos talentos dentro da área a que se propõe a olimpíada. Então, no Ifal, desde 2010, nós já colecionamos uma gama de premiações e isso só nos enche de orgulho pela certeza que o trabalho que a gente vem fazendo está na direção certa”, analisou o professor de Física, Leandro Costa Gomes.

Leandro destacou também participação do professor Tiago Cordeiro, de Física, que foi do campus até o ano passado e era responsável pela preparação e inscrição dos alunos na OBA e Mobfog. Ele hoje está no Instituto Federal de Sergipe.

Jarlisson Lira recebendo a medalha

Mobfog

Na Mostra Brasileira de Foguetes, a dupla Daniel Ferreira Silva e Jarlisson José de Lira conquistaram a medalha de prata do Nível 4, com o lançamento do foguete à distância de 180,3 metros.

Para o professor de Física Pedro Juvêncio, “a competição de foguetes, a Mobfog, foi muito importante para o aprendizado e o desenvolvimento científico dos alunos Jarlisson e Daniel, que com muito mérito foram campeões na jornada que aconteceu em 2017”.

Competição em 2018

Esse ano, o Ifal Arapiraca já obteve nota para ingressar na seleção das olimpíadas internacionais de Astronomia. De acordo com o professor Fabiano Rodrigues, que acompanha o processo deste ano, Carlos Eduardo Leonel dos Santos, Daniel Flávio de Oliveira Lima e Lucas Whyndson Pereira da Paz foram convidados a participar do processo de seleção de equipes internacionais que representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e na Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica.

Os nomes dos três alunos e de outros sete, que tiveram boa pontuação, foram enviados à comissão organizadora da prova. Cerca de 60 alunos, de todo o Brasil, devem ser selecionados para participar da Jornada Espacial.

E na Mostra de Foguetes, Daniel Ferreira Silva e Jarlisson José de Lira vão representar a instituição para a competição nacional.

“Os alunos começam a ganhar e não param mais. É motivo de muito orgulho porque não é só uma medalha, mas a culminância de todo um esforço pessoal. E eu sei do esforço pessoal de cada um aqui, chegar no horário, ter as aulas, cumprir com as tarefas, cada disciplina exige muito e vocês ainda trazem prêmios para a instituição”, agradeceu o professor Vagner Ramalho, chefe do Departamento de Ensino.

O sentimento é compartilhado pelo diretor-geral Ifal Arapiraca, Fábio Ribeiro. “É motivo de muito orgulho! A instituição agradece por vocês terem levado nosso nome para o pódio. E, cada vez que vocês trazem para o campus uma premiação, de certa forma, nos ajudam a ver o resultado do nosso trabalho, de todos os professores e da instituição como um todo. Vocês estão num seleto grupo – a física, a astronomia são áreas restritas da ciência – e vocês fazem parte dos melhores, são aquilo que nós temos de melhor nessa área. E isso para a gente é um orgulho imenso”, finaliza Fábio Ribeiro.

Medalhas foram entregues por professores e pelo diretor Fábio Ribeiro