Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Ifal Arapiraca discute parceria com a Secretaria Municipal de Cultura

Ifal Arapiraca discute parceria com a Secretaria Municipal de Cultura

Instituto elegeu a comunidade Jardim das Paineiras para ser atendida pelo programa Minha Comunidade

por Elaine Rodrigues publicado: 09/03/2018 13h16, última modificação: 09/03/2018 13h16

Neste ano de 2018, o Ifal Arapiraca escolheu a comunidade Jardim das Paineiras para sediar as ações do programa Minha Comunidade. E para viabilizar as atividades, a direção do instituto discutiu a parceria em uma reunião na Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude da Prefeitura de Arapiraca.

O diretor-geral do campus, Fábio Ribeiro, o coordenador de Extensão, Marcos Nunes, e o professor coordenador do programa, Sante Scaldaferri, foram recebidos pelo secretário de Cultura, Silvestre Rizzatto, pelo responsável pela Articulação, Anderson Barros, e pelo superintendente de Lazer e Juventude, Valsandy Veras.

De acordo com um levantamento feito pelo Centro de Referência de Assistência Social que atende a região, a comunidade é formada por 1880 famílias, em situação de vulnerabilidade social. O projeto do Ifal Arapiraca pretende começar propiciando ações de dança, música, capoeira e cinema para os jovens que moram na região. Professores vão orientar alunos do instituto que devem atuar como bolsistas e também voluntários. As atividades devem ser realizadas em oito meses.

Na reunião, foi debatida a viabilidade de estruturar a Associação dos Moradores da Cidade de Deus para sediar o programa. Também foi discutida a reativação do Telecentro que atende a comunidade. “Nós queremos também levar para a comunidade o programa Juventude Empreendedora, para incentivar os jovens no empreendedorismo”, afirmou Anderson Barros, responsável pela Articulação da secretaria. Já o secretário ressaltou que a comunidade só tem a ganhar com a parceria. “O papel do Ifal nesse momento vai ser fundamental, acho importante isso acontecer. E a parceria vai dar mais força ao projeto”, afirmou Silvestre Rizzatto.

O programa Minha Comunidade já é desenvolvido pelo Ifal Arapiraca há cerca de cinco anos.“Nesse tempo, a gente tem visto os resultados, os frutos da participação do Ifal nas comunidades. O resgate não é somente da cidadania, mas de muitos valores também”, explicou o diretor Fábio Ribeiro.