Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Ifal Arapiraca conquista seis medalhas nas olimpíadas nacionais de Geografia e Ciências da Terra

publicado: 30/09/2022 16h09, última modificação: 30/09/2022 16h13

Por Camylla Klévia (estagiária de jornalismo)*

Alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Arapiraca, mais uma vez deram um show de preparação e conhecimento ao representar a instituição na 7ª Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) e na 5ª Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (OBCT). As competições aconteceram de maneira simultânea e correspondem à fase nacional da Olimpíada GeoBrasil. O resultado da OBG/OBCT foi divulgado no dia 15 de setembro, deixando tanto os alunos que participaram da competição quanto o coordenador das equipes, professor Geraldo Ramires, muito felizes e com a sensação de dever cumprido.

Ifal Arapiraca é destaque nas olimpíadas de Geografia e Ciências da TerraSeis equipes participaram da competição e todas conquistaram premiação. Foram duas medalhas de ouro (Equipes Fulô de Mandacaru e Eletro HDR), duas de prata (Equipes Geography legends e Cretáceo), e duas de bronze (Equipes Baraúna e Go Team) para as equipes formadas pelos discentes do Campus Arapiraca.

O responsável por orientar os grupos, professor Ramires, parabenizou os 18 alunos participantes pelo empenho na fase de preparação. O docente ressaltou que o intuito sempre foi capacitar os estudantes e deixá-los aptos a resolver qualquer questão que precisasse, a partir do próprio conhecimento, induzindo-os a buscar na memória características históricas, sociais e geográficas capazes de sanar dúvidas que aparecessem durante a avaliação.

Na edição de 2022, em todo o país, 6.685 equipes de instituições públicas e privadas de ensino participaram da competição. Só em Alagoas foram 234 equipes inscritas.

Sucesso nas participações

Orgulhoso, Ramires fala da satisfação em poder coordenar as equipes, despertar nos jovens o interesse pela Geografia brasileira e o desejo de representar a instituição em eventos desse porte.

Dentre os 18 estudantes que formaram as seis equipes participantes, João Paulo é um dos alunos que ganhou destaque na competição. O jovem está no terceiro ano do ensino médio, é o segundo ano consecutivo que participa da olimpíada e, junto de sua equipe, foi premiado com medalha de ouro na competição. João conta que seu interesse em participar de competições estudantis é antiga. Acompanhando sites e redes sociais, tomou conhecimento da OBG e de cara quis participar. O estudante enfatiza que eventos assim têm uma importância para além de atividades curriculares.

Ifal Arapiraca é destaque nas olimpíadas de Geografia e Ciências da Terra“A OGB acrescentou muito ao meu currículo porque, além de ter sido medalhista de ouro - junto ao meu trio, que foi o mesmo nos 2 anos -, eu sempre quis aprender mais sobre a Geografia do Brasil, que é algo que perpassa minha vida todos os dias e que, com certeza, afeta muito dela”.

Sobre a competição

A Olimpíada GeoBrasil é um evento organizado anualmente por uma equipe de voluntários. A iniciativa tem como principal objetivo despertar nos estudantes a capacidade de analisar e interpretar fenômenos geográficos e geocientíficos de maneira conjunta, findando a prática incorreta de analisar isoladamente geografia física e geografia humana.

Saiba mais sobre a GeoBrasil.

Confira abaixo as equipes premiadas:

MEDALHA DE OURO:

Equipe: Fulô de Mandacaru
• Irys Maria Pinheiro Valeriano (Turma 413)
• João Paulo Barbosa Nunes (Turma 413)
• Lívia Caroline Barbosa Almeida (Turma 413)

Equipe: Eletro HDR
• Ryan Ferreira (Turma 413)
• Diego Lira (Turma 413)
• Hyago Martins (Turma 413)

MEDALHA DE PRATA:

Equipe: Geography legends