Notícias
Ifal Arapiraca conquista medalha de bronze na Olimpíada Nacional em História do Brasil
A equipe Tamoios do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Arapiraca, foi a única medalhista de Alagoas na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Depois de uma competição com seis fases on-line e uma prova dissertativa na final, o grupo conseguiu a medalha de bronze, a primeira do Campus Arapiraca na competição.
Foram medalhistas os estudantes Irys Maria Pinheiro Valeriano, Lívia Caroline Barbosa Almeida e Pedro Gabryel Gomes de Alcântara, da turma 412 (segundo ano de Eletroeletrônica, turno matutino), que contaram com a orientação do professor de História, José Carlos Pessôa, durante a competição.
"Trilhamos um caminho árduo; dois anos seguidos tentando conquistar tal mérito, que só foi possível graças à paciência e ao afinco do professor José Carlos, que com sua orientação semanal nos auxiliou a chegar a tão sonhada última fase", contaram os estudantes.
A ONHB de 2021 obteve 9,3 mil inscrições de equipes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A competição começou em maio, com questões de múltipla escolha e algumas tarefas. "Nós costumávamos revisar a prova em média três ou quatro vezes por semana. A primeira vista era individual, depois, nos reuníamos para debater sobre as nossas escolhas e entrar em consenso sobre uma resposta. Por último, fazíamos uma reunião com o professor José Carlos, onde ele dava a sua visão sobre cada uma das questões e revisava conosco as nossas alternativas. A cada etapa que passava nós sabíamos que a dificuldade aumentava e a intensidade com que pesquisamos e estudamos as questões também se acentuava", explicou o grupo.
Em uma das etapas, o grupo precisou elaborar uma exposição sobre a Independência do Brasil, "uma das tarefas que mais exigiu de nós uma ampla visão do tema, mas que foi bem concluída, com afinco e dedicação".
A fase final contou com a participação de 414 equipes, de todos os estados brasileiros. Do Ifal também participaram outras duas equipes, do Campus Palmeira dos Índios. A etapa foi feita de forma on-line, assim como a publicação do resultado final e a cerimônia de premiação das equipes.
"Conseguir expressar a alegria de ter obtido tal mérito é uma tarefa difícil para nós, pois há dois anos almejamos por esse título, estar representando Alagoas, o Campus Ifal Arapiraca e todas as equipes que participaram da olimpíada conosco é de uma importância indescritível. Somos enormemente gratos por todo apoio do nosso mentor, José Carlos, que foi mais que um professor para nós, sempre nos incentivando e orientando sobre qual o melhor caminho a trilhar para, enfim, chegar ao êxito", afirmaram os estudantes.
Próximas edições
Para a equipe Tamoios, a medalha também é um incentivo para que outros estudantes se interessem em participar da ONHB e outras olimpíadas do conhecimento. Írys, Lívia e Pedro enfatizaram o quanto foi valiosa a experiência "o aprendizado que se adquire em cada fase é muito significativo, a educação nos transforma em seres críticos e pensantes e a ONHB nos instiga a ir em busca disso. Ademais, o conhecimento é intrínseco e algo que não podemos deixar que ninguém nos prive, desse modo, devemos ser a favor da democracia do saber, para que se formem cada vez mais pessoas conscientes e capazes".
De acordo com o site da ONHB, estão abertas as inscrições para a 1ª Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para Todos (ONHB-A), que é uma versão do projeto tradicional e prevê diferentes modalidades de participação. Mais informações!