Notícias
Ifal Arapiraca certifica 120 alunas pelo programa Mulheres Mil
Quatro cursos foram realizados na comunidade Brisa do Lago
Mirtes Félix, 50, trabalha com vendas. Em janeiro deste ano, ela começou a fazer o curso de costureira industrial do vestuário, pelo programa Mulheres Mil. As aulas foram ministradas na comunidade Brisa do Lago e deram um novo objetivo para a vida de Mirtes. “Minha mãe era costureira, mas eu nunca aprendi o ofício. Com o curso, pretendo continuar praticando para investir na área. Aprendi também sobre ética, matemática, português, saúde da mulher e sobre os nossos direitos. Os professores explicaram muito mais do que eu esperava, eu achava que seria só a parte da costura”, contou.
Nesta terça-feira, 6, Mirtes e outras 119 mulheres receberam os certificados dos cursos, realizados pelo Instituto Federal de Alagoas, campus Arapiraca, com o apoio da Prefeitura de Arapiraca. A cerimônia foi realizada no auditório do campus, com a presença do diretor-geral, Fábio Ribeiro, da coordenadora-geral do programa, Luiza Jaborandy, da supervisora local, Tatiana Ferreira, do prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, e do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Michel Chinelato. Também estiveram presentes a equipe de trabalho do Mulheres Mil em Arapiraca, professores e empresários da região.
Foram ofertados os cursos de marcheteira, costureira industrial do vestuário, recicladora e maquiadora. Todas as inscritas estavam em situação de vulnerabilidade social. “O curso possui três vertentes, o incentivo ao estudo, a qualificação profissional e nós também trabalhamos a autoestima da mulher, que muitas vezes é a maior responsável pela família”, explicou a supervisora Tatiana Ferreira.
Fabiana Félix, 19, fez o curso de reciclagem. Além de aprender a fazer puffs, cintos, decoração de festas, entre outros objetos, ela conta que teve outros ganhos. “Eu desenvolvi o gosto pela leitura. E com as aulas de empreendedorismo, vou tentar trabalhar com festas, que eu gosto. Depois quero retomar os estudos”.
“Vocês são guerreiras, conseguiram chegar até aqui. Estão celebrando esse dia de vitória, que a gente, como educador, espera que não fique só aqui. É através da Educação que a gente consegue ir mais longe”, ressaltou Fábio Ribeiro.
O prefeito e o secretário também parabenizaram as participantes e reforçaram que a prefeitura conta com a Casa Integrada do Trabalho, na rua São Francisco, que pode dar apoio nas questões de empreendedorismo e do emprego. “Arapiraca saiu do polo do comércio e agora está no polo do conhecimento”, comemorou Rogério Teófilo.
Mulheres Mil
O programa Mulheres Mil é uma iniciativa do Governo Federal, realizada pelo Ifal. De acordo com a coordenadora-geral do programa, a última pactuação, feita em 2017, certificou 2340 mulheres em Alagoas, de 19 unidades e 18 municípios. “De 2011 até agora, o programa transformou a vida de dez mil mulheres, de 43 municípios alagoanos”. “Que esse certificado sirva para gerar emprego, renda e transformar a vida de vocês também”, disse Luiza às mulheres que concluíram os cursos em Arapiraca.