Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Ifal Arapiraca arrasta dez medalhas na Olimpíada Nacional de Ciências e docente aponta "fórmula" do sucesso

Marcos Rocha é o coordenador do projeto Ifal Olímpico que oferta preparatórios para olimpíadas do conhecimento

por Roberta Rocha publicado: 07/11/2023 13h16, última modificação: 07/11/2023 13h16

Dez estudantes do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca faturaram medalhas e outros três receberam menção honrosa na Olimpíada Nacional de Ciências - ONC. Os certificados de participação foram liberados no último 27 de outubro e o desempenho do campus, que tem acumulado conquistas em olimpíadas do conhecimento, foi motivo de comemoração para o docente de Química Marcos Rocha. Ele coordena o projeto Ifal Olímpico, onde são ofertados preparatórios para competições do tipo.

"São os nossos alunos [o diferencial], que são extremamente dedicados, são realmente esforçados, interessados: eles buscam... ", afirmou o coordenador do Ifal Olímpico.

Apenas no segundo semestre de 2023, o Ifal Arapiraca teve seis medalhistas na Olimpíada Brasileira de Biotecnologia, oito na Olimpíada Alagoana de Química, nove na Maratona Alagoana de Lógica, dois ouros na Jornada Brasileira de Foguetes, além dos resultados mencionados na ONC.

Perguntado sobre qual a "fórmula" do sucesso, Marcos Rocha deu sua versão e atribuiu ao perfil discente da unidade de ensino. "A gente tem uma equipe muito boa de professores, equipe técnica muito boa, uma estrutura muito boa, mas realmente nosso diferencial são essas joias que são nossos alunos".

A Olimpíada Nacional de Ciências englobou conteúdos de Astronomia, Biologia, Física, História e Química. Por isso, docentes das respectivas áreas contribuíram no preparatório dos estudantes do campus, abordando questões em suas aulas voltadas ao programa da competição. Entre eles, estão: Marcos Rocha e Valdir Ferreira (Química), Maria José e Ana Catarina (Biologia) e Marcos Fabrício (Física).

Docentes Maria José e Marcos Rocha nas laterais com as medalhistas de ouro Marcela e Karin ao centro

Do total de premiações na ONC 2023, o Ifal Arapiraca arrastou duas medalhas de ouro (estudantes da foto acima), cinco de prata e três medalhas de bronze. Confira a lista detalha de estudantes contemplados/as NESTE LINK.

Sobre o Ifal Olímpico

Trata-se de um projeto de iniciação científica financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Fapeal. Com dez bolsistas e a adesão voluntária de docentes, o grupo atua em iniciativas que visam expandir e aprimorar a participação de estudantes do campus nas Olimpíadas Brasileira, Norte-Nordeste e Alagoana de Química, na ONC, na Olímpiada Brasileira de Biotecnologia, na Olimpíada Nacional Feminina de Química e nas olimpíadas de Matemática.