Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Ifal Arapiraca apresenta soluções sustentáveis no Dia Mundial da Água
conteúdo

Notícias

Ifal Arapiraca apresenta soluções sustentáveis no Dia Mundial da Água

Ação foi realizada em parceria com a Prefeitura de Arapiraca, no Bosque das Arapiracas

por Elaine Rodrigues publicado: 23/03/2018 09h43, última modificação: 23/03/2018 10h31

Especialistas têm alertado a população sobre a importância de economizar e preservar a água do planeta. Mas essa conscientização passa também pela criação de projetos sustentáveis, que são objetos de pesquisa de alunos do Instituto Federal de Alagoas, campus Arapiraca.

Nessa quinta-feira, no Dia Mundial da Água, um grupo formado por alunos e professores da instituição apresentou as pesquisas na ação realizada em parceria com a Prefeitura de Arapiraca, no Bosque das Arapiracas. Também foram entregues mudas de Arapiracas e Flamboyant Mirim para a população.

Os estudantes Matheus Breno Moura e Socorro Larissa de Oliveira, com a orientação do professor Augusto César de Oliveira, apresentaram o coletor solar construído com material reciclado. “Ele funciona para aquecer a água para o consumo, vem para substituir o chuveiro elétrico”, explicou Matheus Breno.

Rosana Santos e a professora Adriana Ferreira apresentaram o trabalho de conscientização infantil feito com crianças da Escola Municipal Ana Carolina de Queiroz, de Craíbas. O objetivo da atividade foi sensibilizar os alunos para questões referentes ao lixo, recursos hídricos e desmatamento. “Com as ações, a gente percebeu que eles estavam mudando o pensamento durante o projeto”, contou a aluna.

DiaÁgua6.jpg

Também teve pesquisa com moradores e frequentadores do Bosque das Arapiracas. Esse foi o trabalho apresentando pela estudante Dayrla Silva e pela professora Adriana Ferreira. O grupo da pesquisa faz um levantamento entre moradores, ex-moradores e frequentadores da região. “Muita gente não valoriza a área hoje porque não sabia como era aqui antes. Até 2011 isso era uma favela, com esgoto correndo entre as casas. Mas agora nós temos uma área verde, com diversos benefícios para a população”, ressaltou Dayrla Silva. Ela contou ainda que a pesquisa tem o objetivo de ouvir sugestões da população para melhorar a área, o que deve ser entregue à Prefeitura de Arapiraca.

DiaÁgua9.jpg

E um outro projeto apresentado foi o referente à destinação do lixo eletrônico. Um problema cada vez mais grave para a população. De acordo com a pesquisa feita pela Letícia Beatriz de Oliveira, com a orientação da professora Adriana Ferreira, existem lojas que fazem a coleta de lixo eletrônico em Arapiraca, mas grande parte da população desconhece essa problemática. “Nós temos que refletir que fazemos parte do meio ambiente e no lixo eletrônico que descartamos há muitos compostos perigosos, como o chumbo”, alertou a aluna.

Diante dessa questão, a Comissão de Sustentabilidade do Ifal Arapiraca prepara o início das atividades de coleta seletiva de lixo na instituição. O trabalho vai ser feito em parceria com uma associação de catadores de lixo, para que o lixo seja reciclado e materiais eletrônicos tenham a destinação correta.