Notícias
Ifal Arapiraca apresenta mais de 50 projetos no III Conac
Primeiro dia do evento contou com ações culturais, artes e projetos de Extensão
Um intercâmbio de conhecimento e cultura acontece no campus Maceió, até quinta-feira, 27. E o Ifal Arapiraca contribui levando mais de 50 atividades para a terceira edição do Congresso Acadêmico do Instituto Federal de Alagoas, o Conac.
A solenidade oficial de abertura contou com o plantio de 18 mudas, simbolizando as unidades do Ifal, que este ano comemora os dez anos da Rede Federal. O diretor-geral de Arapiraca, Fábio Ribeiro, participou da ação e depois acompanhou a exposição dos projetos desenvolvidos pelo campus.
“É muito bom, enquanto gestor de uma instituição de ensino profissional e tecnológico, participar de perto de um evento como esse, o Conac. E vejo que o resultado dos projetos desenvolvidos ao longo do ano vão além daquilo que a gente imaginou. Porque eles terminam impactando diretamente na vida das pessoas, seja na forma de Extensão, Ensino ou na forma de desenvolvimento de Pesquisa”, analisa o diretor.
Programação de Extensão
A programação de Extensão desta terça-feira, contou com a apresentação dos pôsteres do Ifal Arapiraca:
- do curso de Edição Audiovisual, desenvolvido pelos estudantes Igor Maurício de Campos e Petrúcio Augusto dos Santos Dantas e orientado pelo professor Adriano Valeriano;
- do curso Formação em Desenvolvimento Web, desenvolvido pelos estudantes Felipe da Silva Leite e Ruan Victor Barros Nunes e orientado pelo professor Társis Marinho;
- do curso Programação Orientada a Objetos Utilizando Java, desenvolvido pelo estudante Carlos Henrique Barbosa, sob a orientação do professor Társis Marinho;
- do ProIfal Arapiraca, o curso preparatório para o ingresso de novos alunos na instituição, desenvolvido pelos estudantes Daniel Silva, Eliab Barros, Giseli Brito, José Cícero Costa, Lethicia Santos, Lucas Chalegre, Rosana da Silva e Wendell Nascimento, sob a orientação do professor Adriano Valeriano.
Os projetos também foram discutidos em rodas de conversa que envolveram os trabalhos:
- Minha Comunidade e as ações de cinema, dança e musicalidade, desenvolvidas sob a orientação do professor Sante Sacaldaferri;
- Construção de Placa de Circuito Impresso de Eletrônica, desenvolvido sob a orientação do professor Paulo César Cunha;
- Aprender a Empreender, projeto com a orientação do professor Marcos Nunes;
- Jogos Matemáticos: despertando saberes latentes, sob a orientação do professor José Roberto de Almeida Lima;
- Integrando a sustentabilidade ao cotidiano através da ludicidade, desenvolvido com a orientação da professora Adriana Santana Ferreira;
- Horta Comunitária agroecológica como estratégia de educação alimentar e ambiental em comunidade de baixa renda do município de Arapiraca, sob a orientação da professora Ana Catarina Monteiro da Cunha.
“Você compartilha o seu projeto com o pessoal de outros campi. E é interessante que às vezes você desenvolve um trabalho e não imagina que o outro pode te ajudar a resolver as dificuldades e também pode ser parceiro. E a gente passa a conhecer os trabalhos que os outros estão desenvolvendo, passa também a ter uma ideia de quanto que o Ifal é grande, está crescendo e desenvolvendo trabalhos interessantes”, conta o coordenador de Extensão do campus, Marcos Nunes.
II Festival de Arte e Cultura
Durante todos os dias do evento, os participantes podem ter acesso às obras de arte, tecnologia e interatividade do Gep@arti, Grupo de Estudo e Produção de Arte, Tecnologia e Interatividade que reúne estudantes de Eletroeletrônica e Informática do Ifal Arapiraca, sob a coordenação do professor Judivan Lopes.
No Conac estão expostas as obras Zig Zig: acasalamento cibernético; Fogão a Lenha: fogo remoto e Coração Termodinâmico. Em todas é preciso interagir para que a obra possa ser concluída. “Uma exposição composta por obras de arte, instalações artísticas pensadas para o público se aproximar delas”, convida Judivan.
O festival também contou com a apresentação do trabalho desenvolvido pelo programa Minha Comunidade, que leva dança, cinema, capoeira e música para famílias do Jardim das Paineiras, em Arapiraca. Com música, dança e capoeira, os integrantes da ação animaram a comunidade do Ifal Maceió.
Nesta quarta-feira, a programação conta ainda com os projetos de Pesquisa desenvolvidos no campus, que vão ser apresentados no VI Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica do Ifal. “Esses resultados são muito satisfatórios e a gente precisa ainda melhorá-los, esse é um grande desafio porque a Educação enquanto processo não pode estar parada, precisa estar em constantemente movimento e ele é importante naquilo que a gente se propõe a fazer, que é educação de qualidade”, finaliza o diretor do campus, Fábio Ribeiro.