Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Ifal Arapiraca apresenta mais de 50 projetos no III Conac

Ifal Arapiraca apresenta mais de 50 projetos no III Conac

Primeiro dia do evento contou com ações culturais, artes e projetos de Extensão

por Elaine Rodrigues publicado: 25/09/2018 21h28, última modificação: 25/09/2018 21h30
Exibir carrossel de imagens Ifal Arapiraca no primeiro dia do Conac

Ifal Arapiraca no primeiro dia do Conac

Um intercâmbio de conhecimento e cultura acontece no campus Maceió, até quinta-feira, 27. E o Ifal Arapiraca contribui levando mais de 50 atividades para a terceira edição do Congresso Acadêmico do Instituto Federal de Alagoas, o Conac.

A solenidade oficial de abertura contou com o plantio de 18 mudas, simbolizando as unidades do Ifal, que este ano comemora os dez anos da Rede Federal. O diretor-geral de Arapiraca, Fábio Ribeiro, participou da ação e depois acompanhou a exposição dos projetos desenvolvidos pelo campus. Plantio de mudas comemorou os dez anos da Rede Federal

“É muito bom, enquanto gestor de uma instituição de ensino profissional e tecnológico, participar de perto de um evento como esse, o Conac. E vejo que o resultado dos projetos desenvolvidos ao longo do ano vão além daquilo que a gente imaginou. Porque eles terminam impactando diretamente na vida das pessoas, seja na forma de Extensão, Ensino ou na forma de desenvolvimento de Pesquisa”, analisa o diretor.

Programação de Extensão

A programação de Extensão desta terça-feira, contou com a apresentação dos pôsteres do Ifal Arapiraca:

- do curso de Edição Audiovisual, desenvolvido pelos estudantes Igor Maurício de Campos e Petrúcio Augusto dos Santos Dantas e orientado pelo professor Adriano Valeriano;

- do curso Formação em Desenvolvimento Web, desenvolvido pelos estudantes Felipe da Silva Leite e Ruan Victor Barros Nunes e orientado pelo professor Társis Marinho;

- do curso Programação Orientada a Objetos Utilizando Java, desenvolvido pelo estudante Carlos Henrique Barbosa, sob a orientação do professor Társis Marinho;

- do ProIfal Arapiraca, o curso preparatório para o ingresso de novos alunos na instituição, desenvolvido pelos estudantes Daniel Silva, Eliab Barros, Giseli Brito, José Cícero Costa, Lethicia Santos, Lucas Chalegre, Rosana da Silva e Wendell Nascimento, sob a orientação do professor Adriano Valeriano.

Fábio Ribeiro com alunos na exposição de pôsteresFábio Ribeiro com alunos na exposição de pôsteres

Os projetos também foram discutidos em rodas de conversa que envolveram os trabalhos:

- Minha Comunidade e as ações de cinema, dança e musicalidade, desenvolvidas sob a orientação do professor Sante Sacaldaferri;

- Construção de Placa de Circuito Impresso de Eletrônica, desenvolvido sob a orientação do professor Paulo César Cunha;

- Aprender a Empreender, projeto com a orientação do professor Marcos Nunes;

- Jogos Matemáticos: despertando saberes latentes, sob a orientação do professor José Roberto de Almeida Lima;

- Integrando a sustentabilidade ao cotidiano através da ludicidade, desenvolvido com a orientação da professora Adriana Santana Ferreira;

- Horta Comunitária agroecológica como estratégia de educação alimentar e ambiental em comunidade de baixa renda do município de Arapiraca, sob a orientação da professora Ana Catarina Monteiro da Cunha.

Roda de Conversa sobre projetos de Extensão

“Você compartilha o seu projeto com o pessoal de outros campi. E é interessante que às vezes você desenvolve um trabalho e não imagina que o outro pode te ajudar a resolver as dificuldades e também pode ser parceiro. E a gente passa a conhecer os trabalhos que os outros estão desenvolvendo, passa também a ter uma ideia de quanto que o Ifal é grande, está crescendo e desenvolvendo trabalhos interessantes”, conta o coordenador de Extensão do campus, Marcos Nunes.

II Festival de Arte e Cultura

Durante todos os dias do evento, os participantes podem ter acesso às obras de arte, tecnologia e interatividade do Gep@arti, Grupo de Estudo e Produção de Arte, Tecnologia e Interatividade que reúne estudantes de Eletroeletrônica e Informática do Ifal Arapiraca, sob a coordenação do professor Judivan Lopes.

Exposição de arte, tecnologia e interatividade

No Conac estão expostas as obras Zig Zig: acasalamento cibernético; Fogão a Lenha: fogo remoto e Coração Termodinâmico. Em todas é preciso interagir para que a obra possa ser concluída. “Uma exposição composta por obras de arte, instalações artísticas pensadas para o público se aproximar delas”, convida Judivan.

O festival também contou com a apresentação do trabalho desenvolvido pelo programa Minha Comunidade, que leva dança, cinema, capoeira e música para famílias do Jardim das Paineiras, em Arapiraca. Com música, dança e capoeira, os integrantes da ação animaram a comunidade do Ifal Maceió.

Integrantes do programa Minha Comunidade

Nesta quarta-feira, a programação conta ainda com os projetos de Pesquisa desenvolvidos no campus, que vão ser apresentados no VI Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica do Ifal. “Esses resultados são muito satisfatórios e a gente precisa ainda melhorá-los, esse é um grande desafio porque a Educação enquanto processo não pode estar parada, precisa estar em constantemente movimento e ele é importante naquilo que a gente se propõe a fazer, que é educação de qualidade”, finaliza o diretor do campus, Fábio Ribeiro.