Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Ifal Arapiraca abre inscrições para cursos de Extensão

Ifal Arapiraca abre inscrições para cursos de Extensão

Inscrições começam na terça, 23, para os cursos de Recreador Cultural, Programador de Sistemas e Montador e Reparador de Computadores

por Elaine Rodrigues publicado: 22/04/2019 08h03, última modificação: 22/04/2019 08h03

O Instituto Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, traz uma oportunidade para quem quer se capacitar. Na terça-feira, 23, serão abertas as inscrições para os cursos de Recreador Cultural, Programador de Sistemas e Montador e Reparador de Computadores.

As inscrições serão feitas na recepção do campus, que fica na rodovia estadual AL-110, no bairro Deputado Nezinho, na saída para o município da Taquarana. O atendimento para os candidatos vai ser feito das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h.

Recreador Cultural

O curso é voltado para trabalhar a postura corporal, a respiração, a fala, desenvolver a leitura e, principalmente, as ferramentas para a vida profissional em qualquer área de atuação. O curso tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da sociedade, constituindo um vínculo que estabeleça troca de saberes, conhecimentos e experiências para a constante avaliação e vitalização da pesquisa e do ensino. Tem como foco também, aprimorar o conhecimento dos estudantes e levá-los ao mundo das artes cênicas, para que possam sair capacitados para o mercado de trabalho no ramo das artes, que cada vez mais vem aumentando.

São ofertadas 24 vagas para a comunidade externa e seis para estudantes do campus. Serão formadas duas turmas nas terças-feiras com aulas no Ifal Arapiraca, uma pela manhã e outra à tarde. Podem se inscrever estudantes entre 14 e 21 anos de idade ou que concluíram o Ensino Médio. As inscrições serão na terça, 23, e na quarta, 24. Os candidatos devem levar cópia do CPF, cópia do documento de identidade, declaração de vínculo estudantil ou certificado de conclusão do Ensino Médio. Na quinta-feira será divulgada a lista de inscritos para o teste de seleção, que será feito no dia 26.

Programador de Sistemas

O curso visa contribuir para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas da região, formando profissionais capazes de desenvolver softwares de gestão e produtividade que facilitem processos administrativos, comerciais e financeiros. O papel do desenvolvedor é elaborar soluções tecnológicas utilizando as ferramentas necessárias para esse fim. Ele cria sistemas que facilitam processos organizacionais, compreendendo, executando, realizando a manutenção e corrigindo possíveis erros de programas, plataformas e linguagens que auxiliam nos serviços da empresa. Essa capacitação tem como foco ensinar a jovens da rede pública a programação de computadores com Java e o gerenciamento de um banco de dados com SQL, contribuindo para a geração de renda e oportunidades no mercado de trabalho, além de incentivar o ingresso nas áreas da computação.

São ofertadas 21 vagas para a comunidade externa. As aulas serão na Escola de Educação Básica Professor Pedro de França Reis, nas segundas-feiras pela manhã. Podem se inscrever estudantes da rede pública de ensino de Arapiraca e regiões vizinhas, com idade mínima de 14 anos. A inscrição pode ser feita até o dia 25, quinta-feira. É preciso levar a cópia do CPF, cópia do documento de identidade e declaração de vínculo estudantil. O critério para a seleção é a ordem de inscrição. O resultado deve ser divulgado no dia 26, na página do Ifal.

Montador e Reparador de Computadores

A proposta do curso é levar à comunidade a oportunidade de inclusão digital de forma gratuita, fazendo com que as pessoas possam ter um conhecimento básico sobre informática e montagem e manutenção de computadores, com a intenção de ser um diferencial para sua futura vida profissional.

São ofertadas 24 vagas para a comunidade externa e seis vagas para estudantes do campus. As aulas serão realizadas aos sábados, das 8h às 13h, no Ifal Arapiraca. Da comunidade externa, podem se inscrever estudantes da rede pública estadual, com idades entre 14 e 21 anos. É necessário entregar a cópia do CPF, do documento de identificação e a declaração de vínculo estudantil. As inscrições serão feitas até a quinta, dia 25. No dia seguinte será divulgada a lista dos inscritos.

As matrículas para os selecionados em todos os cursos serão feitas no dia 29 de abril, na recepção do Ifal Arapiraca, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h. Basta preencher a ficha de matrícula e levar duas fotos 3x4. Quem não tiver 18 anos deve comparecer acompanhado do pai, mãe ou responsável.

Mais informações no edital de oferta dos cursos de Extensão!