Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Guia prático para os novos alunos do Ifal Arapiraca

Guia prático para os novos alunos do Ifal Arapiraca

Primeiro, atenção para as matrículas: elas devem ser feitas entre os dias 5 e 9 de fevereiro

por Elaine Rodrigues publicado: 12/01/2018 09h57, última modificação: 12/01/2018 09h57

O listão do Instituto Federal de Alagoas foi divulgado, quem conseguiu a vaga comemorou e agora começa a preparação para o ingresso na instituição. O primeiro passo é organizar a documentação necessária para fazer a matrícula. No campus Arapiraca, entre os dias 5 e 9 de fevereiro os novos alunos devem procurar a Coordenação de Registro Acadêmico para se matricular.

A Coordenação funciona na sede do Ifal, que fica na rua Professor Domingos Correia, 1207, no bairro do Ouro Preto. Quem tiver menos de 18 anos deve estar acompanhado de um dos pais ou do responsável legal. E o atendimento vai ser feito das 8h às 12h, das 14h às 17h e das 19h às 22h. Quem tiver dúvidas pode ligar para o número da Coordenação de Registro Acadêmico pelo número 2126-6208.

Veja a documentação necessária para a matrícula de quem passou na ampla concorrência!

Confira o edital do exame de seleção!

Agora vamos responder às outras dúvidas!

As aulas do Ifal Arapiraca começam no dia 21 de fevereiro. Os alunos da manhã estudam das 7h às 12h20. À tarde, as aulas começam às 13h e seguem até as 18h20. E à noite, o período de aulas é das 18h50 às 22h20.

Quem tiver interesse ou apresentar dificuldades em alguma disciplina pode participar do Sistema de Suporte de Aprendizagem, que é oferecido em horário diverso ao das aulas. Vai ser divulgado um calendário com os horários de atendimento, onde professores vão ficar disponíveis para reforçar o conteúdo dado em sala de aula.

E para estudar, os alunos do Ifal não precisam se preocupar com os livros escolares porque o instituto recebe o conteúdo de formação geral do Governo Federal, pelo Programa Nacional do Livro Didático. Assim, os livros vão ser ofertados gratuitamente aos alunos. Sobre o uniforme, a farda do campus é composta da camisa do instituto, calça escura jeans ou azul e tênis. A gente lembra que os novos alunos ganham a camisa do instituto.

Assim que ingressar no Ifal Arapiraca, os novos estudantes do campus também vão receber uma cartilha da Coordenação Pedagógica com as normas da instituição. É importante ler tudo e se inteirar do funcionamento do Ifal Arapiraca para melhor aproveitar as oportunidades que o instituto oferece.

No dia 3 de março, um sábado, está marcada a primeira reunião com os pais ou responsáveis legais pelos estudantes. Nesse dia, o diretor-geral do campus, Fábio Ribeiro, e a equipe gestora vão receber os pais para explicar e tirar dúvidas sobre o funcionamento do Ifal Arapiraca. Todos os responsáveis devem comparecer nesse encontro.

Veja o calendário acadêmico do Ifal Arapiraca para o ano letivo de 2018!

Ifal Arapiraca

O campus Arapiraca do Instituto Federal de Alagoas integra a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A criação do instituto foi determinada pela lei federal nº 11.892, de dezembro de 2008, quando também foi instituída a Rede Federal pelo Ministério da Educação.

Além de oferecer educação profissional gratuita em diversas modalidades e níveis de ensino, os 644 campi espalhados pelo Brasil promovem a pesquisa aplicada e a inovação tecnológica.

Em Arapiraca, o Ifal conta com uma equipe formada por 49 professores e 34 técnicos. Os alunos contam com uma Coordenação Pedagógica, além de profissionais formados em Psicologia, Enfermagem, Técnico em Enfermagem e outros que cuidam da administração e do bom funcionamento da instituição.

O prédio provisório localizado no bairro do Ouro Preto oferece biblioteca, laboratórios para as áreas técnicas, salas climatizadas e uma lanchonete, com preço mais acessível para os estudantes. Já a sede do Ifal Arapiraca está em construção. Ela fica às margens da rodovia estadual AL-110, logo na saída de Arapiraca, em direção ao município de Taquarana.

As obras do novo prédio devem terminar em fevereiro deste ano e a expectativa da comunidade é que a ida para a nova sede aconteça nas férias do meio do ano. A comissão de servidores formada para organizar essa mudança está em contato com órgãos municipais, estaduais e federais para que alunos e servidores contem com um bom acesso e toda a estrutura necessária para garantir o bom funcionamento do campus na nova sede. A comissão também trabalha para que a rodovia seja sinalizada e o local seja atendido pelo transporte público.

Além das salas de aula, biblioteca, laboratórios para as áreas técnicas, o novo prédio oferece um ambiente maior, mais conforto e conta com quadra de esportes, mais espaço para que os alunos possam fazer lanches ou refeições e laboratórios para as disciplinas de Biologia, Química e Física.

sedeifal1.jpg