Notícias
Gincana ambiental movimenta campus com oficinas, exibição de fotos, vídeos, dança, poesia e desfile de moda sustentável
Provas surpresas da competição estão marcadas para o próximo sábado (5)
A edição 2025 da Gincana Ambiental do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca tem atraído a atenção da comunidade acadêmica pela diversidade de atividades envolvidas e pela qualidade das produções das equipes competidoras.
Nas últimas semanas, as provas executadas foram apresentação de dança, exibição de vídeos, oficinas ecológicas, desfile de moda sustentável e exposição de arte com pinturas e fotos. Essa última está em funcionamento no saguão próximo à cantina da unidade de ensino.
APRESENTAÇÃO DE DANÇA - Nos dias 17 e 18 de junho, os/as concorrentes colocaram o corpo em movimento com o intuito de transmitir mensagens de cuidado, de preservação da natureza ou de alerta pela degradação do meio ambiente. As turmas variaram nas escolhas das músicas, na coreografia e no figurino, permitindo um espetáculo de diferentes ritmos e estilos, apreciado tanto pelo público estudantil quanto pelos/as jurados/as da prova.
Na ocasião, a docente Adriana Santana, coordenadora da Comissão de Sustentabilidade do Ifal Arapiraca, elogiou a desenvoltura e criatividade das equipes.
RECITAL DE POEMAS - Nos dias 25 e 26 de junho, foi a vez dos/as competidores/as declamarem poesias de autoria própria, abordando conceitos e práticas de preservação ambiental. O momento aconteceu no hall de entrada do campus e os/as jurados/as avaliaram, além da mensagem transmitida, itens como postura, expressão corporal e entonação de voz do/a recitador/a.
EXIBIÇÃO DE VÍDEOS - Nos dias 27 e 30 de junho, o auditório do Ifal Arapiraca virou palco para os registros audiovisuais produzidos pelo alunado. Nas obras, foram retratados problemas ambientais e depoimentos voltados à sensibilização e reflexão sobre pautas ambientais. As notas seguirão critérios como qualidade de som e imagem e harmonia da narrativa apresentada.
EXPOSIÇÃO DE ARTE - Fotografias e pinturas de autoria própria do alunado estão dispostas na unidade de ensino e abertas à visitação de estudantes e servidores/as. São momentos, paisagens, objetos e situações registrados por câmera ou pelos pincéis, a partir da observação e/ou da subjetividade dos/as seus criadores/as, que revelam olhares únicos sobre a temática retratada.
OFICINAS ECOLÓGICAS - No último sábado (28), estudantes dos cursos técnicos de Eletroeletrônica e Informática tiveram a oportunidade de participar de três oficinas ecológicas ofertadas pelos/as participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas - Uneal.
Os momentos de aprendizado contemplaram produção de Arte com Tintas Naturais, de Papel Semente e de Horta Multifuncional Vertical. Os/as participantes exploraram o uso de pigmentos naturais, aprenderam a fazer papéis que germinam e a cultivar temperos, hortaliças e plantas medicinais em pequenos espaços.
DESFILE DE MODA SUSTENTÁVEL - Também no dia 28 de junho, estilo, originalidade e responsabilidade ambiental invadiram a passarela do campus, onde o público acompanhou o desfile de peças criadas com itens recicláveis.
Voltada a estimular o reuso de resíduos descartados, o trabalho coletivo e as discussões sobre consumismo e descarte consciente, a atividade contou com a participação de oito equipes, que apresentaram roupas e acessórios feitos a partir de papel, plástico, metal, borracha, tecido sintético e outros elementos.
Além da performance das modelos, as equipes capricharam na estética do design e no acabamento das peças, gerando aplausos da plateia e muita torcida no momento de divulgação do pódio. De acordo com a votação da mesa de jurados/as, a colocação ficou: 1º lugar - 412; 2º lugar - 922; 3º lugar - 921. A equipe de licenciandos/as do Pibid da Uneal premiou outras duas turmas pelos critérios de criatividade e originalidade: a 422 e a 411.
Sobre a Gincana Ambiental 2025
A gincana iniciou neste mês de junho e possui atividades agendadas até o dia 28 de julho. Ao todo, o edital reúne sete provas, além de provas práticas surpresas a serem realizadas no próximo 05 de julho.
O evento, voltado a estudantes do ensino médio dos cursos técnicos integrados em Informática e Eletroeletrônica do campus, é uma iniciativa da Comissão de Sustentabilidade da unidade de ensino, a fim de estimular reflexões sobre pautas ambientais atuais e sensibilizar a comunidade interna sobre a importância do tema.
A premiação para a equipe vencedora será uma visita técnica ao projeto TAMAR e Oceanário, em Aracaju, entre os meses de outubro e dezembro de 2025.
Em caso de dúvidas, o e-mail para esclarecimentos é sustentabilidade.arapiraca@ifal.edu.br.