Notícias
Fazedores de cultura se reúnem no Ifal Arapiraca para celebrar a Consciência Negra com debates, performances e oficinas gratuitas
Evento acontece nos dias 21 e 22 de novembro e é aberto ao público
Nesta sexta (21) e sábado (22), o Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca, aliado ao projeto Memória e Produção em Territórios Culturais – AL, abre suas portas para receber mestres e fazedores de cultura de Palmeira dos Índios, Igaci, Taquarana, Maceió, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel e Arapiraca.
Esses nomes, que são expoentes das culturas negras e periféricas no estado, conduzirão debates, performances e oficinas gratuitas como parte da programação da Semana da Consciência Negra na unidade de ensino.
O evento traz como tema “Memória e Território: Conectando os Saberes Ancestrais, Tradicionais e da Cultura Periférica” e propõe um mergulho na riqueza das identidades afro-brasileiras, tradições quilombolas e expressões da cultura periférica contemporânea.
As inscrições nas oficinas já foram encerradas, mas as pessoas interessadas têm outras possibilidades de prestigiar o evento. A primeira delas é participando das mesas de abertura e de encerramento e da culminância artística, que não necessitam de cadastro prévio. A outra maneira é comparecendo presencialmente, no horário da oficina desejada, para verificar se houve desistência de inscritos e, portanto, surgimento de vagas remanescentes. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo e-mail neabi.arapiraca@ifal.edu.br.

"As atividades do turno noturno, de acordo com o levantamento que fizemos pós-inscrição, poderão comportar um número maior de participantes 'de última hora', então a comunidade está convidada a comparecer", explicou um dos organizadores.
Para o público externo, é exigido o vínculo com alguma instituição de ensino ou entidade social, além da apresentação de documento de identificação original na portaria do campus.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI!
A Semana da Consciência Negra 2025 é uma iniciativa do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - Neabi do Ifal Arapiraca e do projeto Memória e Produção em Territórios Culturais – AL, realizado conforme Termo de Fomento de nº 961409/2024 - celebrado com o Ministério da Cultura através do gabinete do deputado federal Paulão.
O projeto é uma realização do Quintal Cultural, Movimento Povos das Lagoas e Quilombo Lunga, sob a coordenação-geral da produtora cultural Keka Rabelo.