Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Exame de Seleção do Ifal Arapiraca

Exame de Seleção do Ifal Arapiraca

O campus oferece dois cursos técnicos, saiba como participar da seleção!

por Elaine Rodrigues publicado: 05/07/2018 12h17, última modificação: 05/07/2018 12h17

No fim de 2018, o Instituto Federal de Alagoas deve realizar o Exame de Seleção para o ingresso de novos alunos na instituição. Em Arapiraca, vão ser ofertadas vagas para dois cursos técnicos, de Informática e Eletroeletrônica.

As provas devem acontecer no mês de novembro, mas é preciso ficar atento ao período de inscrição do edital, que vai ser disponibilizado no site https://exame3.ifal.edu.br/. A previsão é que o edital seja publicado no segundo semestre de 2018.

O Ifal Arapiraca vai destinar vagas para os cursos técnicos integrados de Informática e Eletroeletrônica (cursos para quem vai fazer o ensino médio), turmas manhã e tarde, duração de quatro anos. E para o curso subsequente de Eletroeletrônica noturno (para quem já tem o ensino médio), duração de dois anos.

Em todas as turmas são destinadas vagas para a ampla concorrência e para as cotas de etnias e pessoas com deficiência. De acordo com o edital, conforme ocorreu nos últimos anos, as vagas destinadas às cotas seguem a regulamentação da Lei 12.711/2012, que diz que o candidato deve ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública, além de comprovar que se enquadra em cotas de etnias ou de pessoa com deficiência. Desta forma, quem prestar o exame para a cota e não tiver estudado todo o Ensino Médio em instituição pública de ensino terá a matrícula negada por não preencher os requisitos do edital.

A taxa de inscrição é paga, mas candidatos com baixa renda ou que concluíram ou ainda que estejam concluindo o Ensino Médio em escola da rede pública de ensino podem pedir isenção da taxa. É preciso estar atento ao prazo para fazer o pedido e o candidato deve fazer a inscrição online e vir até o Ifal Arapiraca, para entregar os documentos necessários de acordo com o edital do exame.