Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Eventos sistêmicos e recepção de estudantes e responsáveis movimentam Ifal Arapiraca

Atividades marcam o início do ano letivo 2024

por Roberta Rocha publicado: 28/02/2024 17h35, última modificação: 28/02/2024 17h40

Nos últimos dias, eventos sistêmicos e de recepção de discentes e responsáveis foram o destaque no Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca. Confira o que foi abordado em cada um deles:

Encontro Geral dos Napne's do Ifal - Na última sexta-feira (23), integrantes dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas de diversos campi se reuniram na unidade do Agreste alagoano para dialogar sobre acessibilidade e inclusão, com o objetivo de promover a integração entre os núcleos e proporcionar um espaço para compartilhamento de experiências, apresentação de projetos e discussão de temas pertinentes.

Em sua quarta edição e contando com a participação de estudantes e profissionais, a programação do evento abordou práticas inclusivas do campus. Entre elas, a exposição de material adaptado pela professora Maria José para a disciplina de Biologia, como modelos 3D e placas em braile; os relatos de experiências exitosas da egressa Camila (1ª estudante surda a se formar pelo campus), da egressa Jousiclécia (estudante cega que verticalizou para o ensino superior), e do docente Alessandro Augusto (que ofertou o 1º curso de libras para servidores/as e discentes); a apresentação do livro da estudante autista Naelly Padilha "Notas de esperança: a voz escondida de uma adolescente autista", orientado pela docente Adriana Nunes; bem como a apresentação de material adaptado para estudantes autistas pelo professor Alisson Hudson, evidenciando a importância da linguagem simplificada para este público, como ferramenta ideal para estabelecer uma comunicação efetiva;

Além disso, a equipe da Reitoria responsável pela coordenação dos Napne's da instituição esteve presente para discutir questões orçamentárias, cronograma do ano e planejamento com a manutenção e mudanças relativas aos profissionais de apoio contratados pelos campi.

Para o psicólogo Arthur de Melo, coordenador do Napne do Ifal Arapiraca e organizador do evento, os diálogos realizados enfatizaram uma abordagem participativa na construção de políticas inclusivas da instituição. "A iniciativa de reunir os núcleos, promover o diálogo e expor os trabalhos desenvolvidos pelos profissionais do Campus Arapiraca, as contribuições dos demais campi e da Reitoria contribuem para fortalecer a construção conjunta em direção à inclusão, aproximando os diferentes setores da instituição e desenvolvendo um planejamento conjunto dos nossos próximos passos. Esse evento foi uma oportunidade valiosa para troca de conhecimentos e fortalecimento do compromisso com a inclusão no Ifal", avaliou.

Reunião com responsáveis de ingressantes - Pais, mães e responsáveis pelos/as novatos/as dos cursos integrados tiveram a oportunidade, no último sábado (24), de conhecer mais da instituição onde seus filhos/as estão iniciando os estudos. Eles/as foram recebidos/as pela equipe gestora do campus para uma conversa sobre o funcionamento e as possibilidades ofertadas pela instituição, as normas acadêmicas, além de explicações sobre a atuação de diversos setores e núcleos da unidade de ensino.

IMG_0305.JPGBoas-vindas a feras das graduações -  Já a recepção às/aos ingressantes nos cursos superiores ocorreu na segunda-feira (26), sendo no turno vespertino com estudantes de Letras/Português ocorreu na tarde do dia 26/02 e, no turno noturno, com ingressantes em Sistemas Biomédicos e Sistemas de Informação.

Além das saudações da equipe de gestão do campus e de servidores/as presentes, os/as feras tiveram um momento de conversa com as coordenações dos respectivos cursos e puderam esclarecer dúvidas.