Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Do Agreste alagoano para o Sul do país: experiências de inclusão tecnológica ganham visibilidade em evento no RS

Docente Renata Pereira apresentou dois artigos com relatos da atuação do Espaço 4.0 do Ifal Arapiraca

por Roberta Rocha publicado: 10/11/2023 15h20, última modificação: 10/11/2023 15h28

Dois artigos sobre relatos de experiência envolvendo tecnologias digitais de informação e comunicação na educação foram apresentados pela professora Renata Pereira, do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca, no Workshop de Informática na Educação, durante a programação do 12º Congresso Brasileiro de Informática na Educação, realizado em Passo Fundo/RS, de 6 a 10 de novembro deste ano.

Um dos trabalhos abordou a inclusão tecnológica de estudantes com necessidades específicas nos Espaços Maker dos campi Arapiraca e São Miguel dos Campos. "Relatamos resultados de turmas inclusivas que nós tivemos. Em São Miguel dos Campos, foi uma turma completamente de estudantes surdos. Em Arapiraca, tivemos turmas tanto mistas quanto com pessoas com apenas uma necessidade específica", contou a docente participante do evento.

Workshop de Informática na EducaçãoNa explanação, ela destacou a experiência vivida com a estudante com deficiência visual do Ifal Arapiraca, Jousiclécia Almeida, que fez os cursos de Internet das coisas e de de Modelagem e Impressão 3D ofertados no Espaço 4.0 do campus. "Nós adaptamos as práticas de forma inclusiva. Então, por exemplo, uma prática que era utilizando LED's, ou seja, com indicação luminosa, nós adaptamos para indicação sonora, utilizando um componente que emite ruído, para que ela  pudesse perceber quando estivesse sendo acionado, através da programação", detalhou Renata.

Workshop de Informática na EducaçãoSobre os projetos finais do curso de modelagem e impressão 3D mencionado, os resultados também foram voltados para a vivência de pessoas com deficiência, sendo a escolha da discente Jousiclécia produzir chaveiros com o nome das pessoas em Braille e, dos estudantes surdos, elaborar modelos com o sinal que representa "Eu te amo", na Língua Brasileira de Sinais. Esses detalhes foram repassados para o público do evento no Rio Grande do Sul e deram visibilidade à experiência exitosa de inclusão realizada nos campi alagoanos.

Integraram a produção do artigo em questão, outros dois representantes do Ifal, além de Renata Pereira: Cassiano de Albuquerque e Flávia Almeida, bem como Líllian Franciele Ferreira e Patrícia Smith Cavalcante, ambas da Universidade Federal de Pernambuco.

Workshop de Informática na EducaçãoO outro trabalho que levou o nome do Campus Arapiraca ao Workshop de Informática na Educação foi elaborado por Renata Pereira e Anne Karolyne Caetano, do Ifal Arapiraca; José Bruno da Silva Santos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Sandro Jucá do Instituto Federal do Ceará. Nesse relato de experiência, foram contempladas as ações de capacitação realizadas de 2021 a 2023 com estudantes de 8° e 9° anos da rede pública de ensino de dez municípios alagoanos, por meio do projeto de extensão tecnológica “Robótica Educacional e Internet das Coisas como Ferramentas de Transformação Social”. Saiba mais da iniciativa neste link.

CBIE 2023

O Congresso Brasileiro de Informática na Educação é um evento anual da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que proporciona trocas de experiências entre as comunidades científica, profissional, governamental e empresarial na área de Informática na Educação. Nesta edição, o evento teve como tema “Uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da educação”.