Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Etapa final de Orákulo Geográfico movimenta Ifal Arapiraca neste sábado

Etapa final de Orákulo Geográfico movimenta Ifal Arapiraca neste sábado

por Elaine Rodrigues publicado: 07/07/2023 08h29, última modificação: 07/07/2023 08h31
Exibir carrossel de imagens Segunda etapa será realizada neste sábado

Segunda etapa será realizada neste sábado

Neste sábado, 8, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Arapiraca, vai realizar a segunda etapa do Orákulo Geográfico, uma metodologia de ensino proposta para incentivar estudantes por meio de enigmas com disputas envolvendo Role-Playing Game (RPG), tabuleiro de jogos, cosplay entre outras competições. As atividades buscam melhorar a compreensão dos estudantes sobre conteúdos como Cartografia, Ciência Geográfica, fusos horários, Astronomia e Meio Ambiente.

A primeira etapa das atividades foi realizada no último sábado, 1º, e contou com o apoio da Associação Alagoana de RPG, que enviou “mestres” para conduzir diversas modalidades de jogos. A mesa conduzida pelo professor Geraldo Ramires, denominada Quest Ambiental, teve como base um ambiente de degradação dos espaços naturais e antropizados do estado de Alagoas. Cada discente participante resolveu problemas ligados a contaminação dos rios, lixo urbano, caça e venda de animais silvestres, desmatamento, línguas negras em praias do litoral alagoano, desertificação, especulação imobiliária e qualidade de vida. As atividades foram feitas de forma individual e em equipe.

Segunda etapa será realizada neste sábadoA segunda etapa, neste sábado, será composta por atividades colaborativas e disputas entre 16 equipes, ou como são chamadas, mitologias. Estudantes são convidados a acompanhar a competição, que envolve diversas disciplinas. Serão desenvolvidas provas físicas como prancha abdominal, de localização e direcionamento geográfico, Batalha Naval com uso de elementos e linhas cartográficas, entre outras modalidades.

Realizado com o Orákulo, o projeto integrador, envolvendo Geografia, Biologia, Língua Portuguesa, Eletroeletrônica e Informática, terá a final do Trap ambiental, com a escolha do melhor grupo e proposta de dados.

Segunda etapa será realizada neste sábado