Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Estudantes esbanjam criatividade na Feira Literária do Ifal

Estudantes esbanjam criatividade na Feira Literária do Ifal

Doze obras literárias foram trabalhadas e comissão convidada elegeu as melhores apresentações

por Elaine Rodrigues publicado: 22/12/2017 09h24, última modificação: 02/01/2018 14h10

As histórias de doze obras literárias nacionais e internacionais saíram dos livros e foram contadas por estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio do Ifal Arapiraca. A I Feira Literária do campus foi realizada em dois sábados e os participantes surpreenderam os visitantes com criatividade nas apresentações.

No primeiro sábado do evento, foram apresentados trabalhos sobre as obras Capitães de Areia, Sonho de Uma Noite de Verão, Frankenstein, O Auto da Barca do Inferno, O Orfanato da Senhorita Peregrine para Crianças Peculiares e Incidente em Antares. E quem foi no último sábado viu as apresentações das obras Coraline, Alice no País das Maravilhas, O Auto da Compadecida, Memórias Póstumas de Brás Cubas, O Silêncio dos Inocentes e Emília no País da Gramática.

Durante o evento, os estudantes mostraram o contexto, o enredo, a biografia dos autores e uma análise crítica incluindo a narrativa e os personagens das obras literárias. Alguns grupos chegaram a dramatizar pequenos trechos das obras.

“As turmas superaram todas as expectativas. Essa foi a primeira edição do evento e o formato permitiu que os estudantes criassem exposições, dramatizassem trechos e usassem toda a criatividade para brincar com a obra. A atividade também foi um momento de integração, trabalhou noções de grupo, de coletivo, e foi também um desafio para eles enquanto grupo”, contou o professor de Artes Gessé Araújo, que está na comissão organizadora do evento. Também integram a comissão os professores Wellington Barbosa, Josy Bellar e Ana Oliveira Amorim.

A comissão convidou cinco professores de outras instituições, que visitaram as equipes durante o evento e elegeram as melhores apresentações. As turmas escolhidas pela manhã foram Incidente em Antares, O Orfanato da Senhorita Peregrine e Sonho de Uma Noite de Verão, que receberam a primeira, segunda e terceira colocações, respectivamente. E as da tarde foram Memórias Póstumas de Brás Cubas, Emília no País da Gramática e O Auto da Compadecida, que também conquistaram a primeira, segunda e terceira colocações, respectivamente.

A comissão de professores convidados avaliou a organização, o domínio do conteúdo, a postura dos expositores, a obra de arte produzida pela equipe, além da inovação e criatividade do grupo.

Os professores do Ifal que organizaram o evento ressaltam que todos os envolvidos fizeram um excelente trabalho. “Das 12 turmas do 1º ao 3º ano, todos os alunos participaram, eles se esforçaram e fizeram um bom trabalho. Ficamos bem satisfeitos”, finalizou o professor Wellington Barbosa.