Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Estudantes do Ifal resgatam arte produzida em Arapiraca e na região

Estudantes do Ifal resgatam arte produzida em Arapiraca e na região

Exposição vai reunir obras de 18 artistas no Museu Zezito Guedes a partir do dia 15 de novembro

por Elaine Rodrigues publicado: 06/11/2018 14h15, última modificação: 06/11/2018 14h15

O trabalho desenvolvido por mais de 30 artistas do município de Arapiraca e das cidades próximas está mais perto da população. Desde março, o projeto ‘Arapiraca e Região em Arte’ vem identificando e divulgando a arte produzida no interior de Alagoas. Uma ação realizada pelo projeto de Extensão de estudantes do Instituto Federal de Alagoas, campus Arapiraca.

Participam das ações os alunos Michelle Barbosa, Milena Costa, Carlos Eduardo Leonel, Maurício Mateus e Mateus José Medeiros, sob a orientação do professor Rodrigo Abrahão. “O Museu Zezito Guedes entrou com a parceria e, então, estabeleci o contato entre os artistas com os alunos. Os alunos fizeram entrevistas, seguimos alguns critérios e, a partir daí, foram coletadas informações, que foram armazenadas para a confecção de um site, que ainda vai ser lançado. E, em paralelo às entrevistas, foi tornado público o trabalho dos artistas pela realização de oficinas e intervenções artísticas”, explica o professor.

Arte2.jpeg

As oficinas e intervenções dão uma característica singular ao projeto. É mais comum encontrar obras de artistas já prontas e expostas, mas entender como a obra é feita e acompanhar a produção são outras propostas do grupo.

A estudante Michelle Barbosa conta que foram realizadas uma exposição em Limoeiro de Anadia, quatro oficinas e quatro ‘Invasões de Arte’, onde artistas foram para o Parque Ceci Cunha, expor as obras, desenvolver trabalhos e interagir com a população sobre a arte. “Nós vamos tentar renovar o projeto no próximo ano, mas mesmo com o fim dele, a Invasão de Arte não vai acabar. Os artistas estão comprometidos em continuar a ação”.

cicero1.jpeg

Para o artista plástico Cícero Brito, que também é servidor do Ifal, o projeto vem valorizando o trabalho desenvolvido em Alagoas. “O pessoal aprecia a obra e também interage, pergunta sobre a obra, como é feita. E a motivação do artista aumenta”, explica Cícero. Ele expõe telas desde 1975, já tem mais de 50 exposições e desde a década de 90 trabalha em uma série ecológica, “sobre a preservação do meio ambiente, alertando as pessoas com essa temática, que é sempre atual”.

Exposição

“Pode vir que o ateliê está aberto!”, assim diz o convite para a exposição coletiva, que começa no dia 15 de novembro e vai até o dia 15 de dezembro no Museu Zezito Guedes, no Centro de Arapiraca. A realização é do Ifal Arapiraca, em parceria com a Galeria de Artes Arapiraca e a Prefeitura de Arapiraca. A exposição coletiva também integra a programação da I Feira Literária de Arapiraca, a ser realizada entre os dias 15 e 18 de novembro.

Arte3.jpeg

Ao todo, 18 artistas vão participar da exposição coletiva, são eles Aderval Monteiro, Milena Carolinne, Júnior Kowalski, Judivan Lopes, Evoneide Lima, Edmário Calixto, Dija Florentino, Jackson Lima, Cícero Brito, Cícero Dário Vieira, o casal Ruan Teixeira e Camila Costa, Daniele Marques, Laércio Moreno, Aldiclicio dos Santos, Gerzun Lopes da Silva, Giovanna Fonseca, Roberto Vieira e Rafael Lima.

“A arte deve ser vivida e conhecida em todo lugar, principalmente pelo povo da região da qual faz parte”, reforça o convite para a exposição.

E o professor Rodrigo, orientador do projeto, complementa, dizendo que “é interessante mostrar que temos pintores de excelente qualidade, é importante ter um site onde as pessoas possam coletar informações sobre esses artistas e também divulgar o trabalho deles. E assim, não só para Arapiraca, mas para a região do entorno e para o Estado de Alagoas. A gente tem bons profissionais, o trabalho conseguiu diagnosticar, identificar, tornar público e fortalecer esses artistas”.

Arte5