Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Estudantes do Ifal discutem medidas para a prevenção de acidentes

Estudantes do Ifal discutem medidas para a prevenção de acidentes

1º Encontro de Profissionais de Segurança do Trabalho reuniu em Arapiraca estudantes de três campi do Ifal

publicado: 11/12/2017 16h47, última modificação: 11/12/2017 16h47

Os desafios na elaboração e na gestão de ações para a prevenção de acidentes foram discutidos no 1º Encontro de Profissionais de Segurança do Trabalho no Ifal Arapiraca. O evento contou com palestras, exposição e minicursos que marcaram o término das aulas do curso técnico em Segurança do Trabalho do Pronatec.

Estudantes de Arapiraca, Palmeira dos Índios e São Miguel dos Campos participaram das atividades. O professor de Eletroeletrônica, Augusto de Oliveira, explicou que a turma concluinte possui 27 alunos, que estudaram a parte técnica no Ifal Arapiraca e ainda cursam o Ensino Médio na Escola Estadual Manoel Lúcio. O curso técnico teve a duração de dois anos, divididos em quatro módulos.

“O Encontro de Segurança do Trabalho teve a importância de promover a socialização entre estudantes dos diversos campi que lecionam o curso. O evento também trouxe profissionais renomados e nossos alunos ainda ministraram oficinas com o aprendizado das aulas”, contou Augusto de Oliveira.

Nas atividades, foram discutidas ações de combate a incêndio, primeiros socorros, medidas sobre ergonomia, eletricidade, entre outros assuntos. Para o professor Antônio José de Mello, que atua no Ifal de Marechal Deodoro, a segurança no trabalho ainda precisa ser mais reforçada nas empresas e instituições.

O professor ministrou uma palestra sobre a Norma Regulamentadora 35, publicada em março de 2012, que determina medidas protetivas para o trabalho em altura. “Quando a norma foi publicada, as estatísticas mostraram que houve acréscimo de profissionais trabalhando e também aumentou o número de acidentes com vítimas fatais. Sendo que as estatísticas também mostraram que 60% deles poderiam ter sido evitados”, explicou o palestrante, afirmando a necessidade de estudar as normas e colocá-las em prática para prevenir acidentes.