Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Estudantes do Ifal Arapiraca são premiados na OBA e Mostra de Foguetes

Estudantes do Ifal Arapiraca são premiados na OBA e Mostra de Foguetes

Em 2020, as competições foram realizadas de forma remota, com muita técnica e estudos
por Elaine Rodrigues publicado: 25/03/2021 11h46, última modificação: 25/03/2021 11h46

Medalhas no peito e um sorriso largo embaixo da máscara. Dez estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Arapiraca, conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog).

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica foi realizada de forma remota em 2020Receberam medalhas de ouro Emesson Michael Pereira Gois, Isabel Vitória da Silva Gama, Mizael Nascimento Silva e Fernando Antônio da Silva Oliveira, que também recebeu medalha de ouro na Mobfog. Ana Clara Silva Nunes e Arthur Marcelino de Lira e Silva conquistaram medalhas de prata. E Giovanna Alves Barbosa de Oliveira, Irys Maria Pinheiro Valeriano, Maria Emmilly Silva Barbosa e Wildimyla Karolayne Dantas de Oliveira Leite ganharam medalhas de bronze.

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica foi realizada de forma remota em 2020As conquistas foram comemoradas pelo professor de Física Fabiano Rodrigues. “A participação dos alunos na OBA e Mobfog 2020 foi muito importante para fomentar o interesse pela Física e ciências afins, promovendo uma difusão de conhecimentos básicos de forma lúdica”.

As edições de 2020 foram realizadas de forma remota por causa da pandemia de Covid-19, mas o nível de exigência das provas requer dos participantes conhecimentos em diversas disciplinas, como Física, Matemática, Geografia e até em tecnologia.

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica foi realizada de forma remota em 2020“No Ifal Arapiraca, devido a situação da pandemia, foi realizado um preparatório para OBA utilizando a plataforma Classroom em que professores de Física e alunos interagiam com videoaulas e materiais em PDF. Já a Mobfog foi utilizado o software Openrocket.info, gratuito e em português, onde os alunos montavam seu próprio foguete virtual para alcançar o máximo apogeu (altura) com os seguintes critérios: massa mínima 200g e um motor”, explica o professor Fabiano.

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica foi realizada de forma remota em 2020A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Podem participar estudantes que estejam no ensino fundamental ou no ensino médio, em todo o Brasil. A olimpíada tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins.

E as inscrições para a edição de 2021 estão abertas, para participar, procure informações com o seu professor de Física!

*As medalhas e os certificados foram entregues aos estudantes antes da suspensão do atendimento presencial no campus. O atendimento presencial está suspenso por conta da fase vermelha contra a Covid-19 decretada em Alagoas e das medidas preventivas da instituição no combate à transmissão da doença.