Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Estudantes do Ifal Arapiraca conquistam ouro e bronze na Olimpíada Nacional de Ciências

Edição também fez menção honrosa à participação de outros 12 estudantes do campus
por Elaine Rodrigues publicado: 01/03/2021 11h35, última modificação: 01/03/2021 11h35
João Paulo e Vinícius contaram que as aulas do Ifal e a resolução de provas anteriores ajudaram na preparação

Foram mais de dois milhões de inscritos na primeira edição remota da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). Desse total, 14 estudantes do campus Arapiraca do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) se destacaram com medalhas de ouro, bronze e menções honrosas.

O estudante João Paulo Barbosa Nunes, do primeiro ano do curso técnico integrado ao ensino médio em Eletroeletrônica, foi medalha de ouro. Esta é a segunda vez que ele participa da ONC e a primeira premiação que recebe da olimpíada. “Receber a notícia da medalha foi simplesmente surpreendente. Eu fiquei esperando ansiosamente pelo resultado, estava bem confiante, mas não imaginava que receberia uma medalha de ouro”.

O outro medalhista do campus foi Vinícius Alves Pacheco, do segundo ano do curso técnico integrado ao ensino médio em Eletroeletrônica, que conquistou o bronze. Essa foi a terceira participação dele na ONC e a primeira medalha. “A seleção, por conta da pandemia, acredito eu que foi um pouco acirrada, mas mesmo sendo on-line, foi uma experiência ótima. E receber a notícia foi ótimo, fiquei super surpreso, mas ao mesmo tempo estava dando pulos de alegria”.

Também se destacaram na ONC com menções honrosas os estudantes do Ifal Arapiraca Gustavo Henrique Martins de Oliveira (3º ano), Fellipe Gabriel Vicente Marcos (2º ano), Felipe da Silva Santos (4º ano), Bianca Lorena de Oliveira Félix (1º ano), Lívia Caroline Barbosa Almeida (1º ano), Fernando Antônio da Silva Oliveira (2º ano), Maria Letícia Ventura de Oliveira (1º ano), Pedro Gabryel Gomes de Alcântara (1º ano), Kelvin Holanda Leão Otílio (1º ano), Gabriel de Jesus Santos (4º ano), Bianca Cordeiro Caldas (1º ano) e Morgana Santos Guedes Macêdo (1º ano).

E outros campi do Ifal também conseguiram conquistas na ONC, estudantes de Maceió, Maragogi, Palmeira dos Índios, Piranhas, Santana do Ipanema e Satuba receberam medalhas e menções honrosas pela participação na olimpíada.

Estudo e oportunidades

A Olimpíada Nacional de Ciências integra o Programa Ciência na Escola e se destina a estudantes do ensino médio e do 8ª e 9º ano do ensino fundamental. Ela é composta por duas fases e as provas envolvem questões de Astronomia, Biologia, Física, História e Química.

João Paulo e Vinícius contaram que se prepararam assistindo as aulas, resolvendo questões de provas anteriores da ONC e fazendo revisões. “Eu achei a prova da primeira fase um pouco mais difícil que a da segunda. De todo modo, creio que só por estudar no Ifal, o ensino que nos é proporcionado foi muito proveitoso para a olimpíada. E eu tenho certeza de que, apesar de termos aprendido o conteúdo de forma on-line (com suas diversas dificuldades), os professores e o Ifal como um todo foram imprescindíveis para essa conquista”, analisa João Paulo.

O professor Marcos Rocha, que acompanhou de perto a jornada dos estudantes na ONC, comemora os resultados. “É muito bom os alunos participarem das olimpíadas porque eles vão treinando o que aprenderam em sala de aula. Além deles treinarem e se prepararem para o futuro, para o Enem e tudo, é bom porque eles se sentem motivados. As olimpíadas têm essa finalidade de motivar o aluno, de despertar o interesse por aquela ciência. Eu fico muito feliz quando eles participam. O Ifal Arapiraca está conseguindo destaque e eu fico muito feliz com isso”.

Para os estudantes que querem um desafio na disciplina de Química, estão abertas as inscrições para a Olimpíada Alagoana de Química, uma edição especial que também definirá quem vai representar Alagoas nas etapas regional e nacional. Além dela, outras olimpíadas devem ser realizadas este ano.

“Um conselho? As olimpíadas científicas ajudam muito porque você aprende um conteúdo prático, que pode ajudar muito no dia a dia. E outro tópico importante é que as olimpíadas abrem inúmeras portas, para conhecer outros estudantes, mentores, entre outros. Então, se você tiver a oportunidade, agarre, porque vale muito a pena”, conta Vinícius.